sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Frutas exóticas impulsionam o transporte marítimo refrigerado graças às novas tecnologias

 

          O crescimento do comércio de reefer foi impulsionado em grande parte pelo aumento da demanda por proteína em um continente asiático devastado pela gripe suína, mas essa tendência deve diminuir à medida que os estoques domésticos de suínos se recuperam.

          Espera-se que o crescimento futuro venha da aceleração do transporte de frutas exóticas, graças às novas tecnologias que estão ampliando as distâncias de embarque possíveis e abrindo novos mercados nos quais os gastos discricionários estão aumentando.

          A expansão do transporte marítimo geral de navios reefer tem coincidido com o de carga seca nos últimos 10 anos, e tem se expandido a uma taxa média anual de 3,8%. Proteína e bananas dominam o comércio, respondendo por 52% do total de 130,5 milhões de toneladas em 2019.

          A carne, em particular, tem sido o motor do crescimento nos últimos 12 a 18 meses devido às importações significativas da China por os efeitos da gripe suína africana. Mas com a recuperação dos estoques de suínos asiáticos, espera-se que a demanda de importação diminua, deixando muitos se perguntando o que impulsionará o crescimento futuro do transporte refrigerado.

          Nesse cenário, os produtos exóticos tornaram-se a estrela em ascensão do comércio nos últimos 10 anos. De acordo com o relatório Drewry Reefer Annual Review and Forecast 2020/21, o frete marítimo para frutas exóticas ultrapassou todos os outros grandes grupos de commodities, aumentando a uma taxa média anual de 5%.

          Este não foi um fenômeno da noite para o dia, pois leva anos para as árvores produzirem frutos atraentes para os mercados. Embora o transporte de abacaxis tenha diminuído, a demanda por manga, caqui, duriense e, em particular, abacate aumentou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário