sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Porto chileno de Arica realiza obras de aprofundamento para receber navios Post-Panamax Plus

 

          O subsecretário de Transportes do Chile, José Luis Domínguez, visitou as obras de aprofundamento e reforço de três locais do Porto de Arica, concluídas pela concessionária TPA em coordenação com a Empresa Portuária de Arica (EPA). As obras realizadas permitirão o recebimento de embarcações de maior profundidade do tipo Post-Panamax Plus em 2021, no terminal marítimo do extremo norte do Chile.

          A atividade contou com a presença do presidente e vice-presidente da EPA, Loreto Seguel e Marcelo Urrutia; o presidente da TPA., Alvaro Brunet; em conjunto com os gerentes gerais da EPA, Rodrigo Pinto; e da TPA, Gabriel Tumani; o secretário ministerial regional de Transportes e Telecomunicações, Alfredo Araya; e o capitão de Puerto, Jorge Vergara.

          As obras representaram um investimento da TPA de US $ 2,8 milhões. As obras foram realizadas durante 14 meses, sem paralisar as operações portuárias e consistiram nos locais de dragagem 4 e 5. Para isso, pela primeira vez no Chile, foi utilizado um sistema de mantas geotêxteis no fundo do mar que proporcionará estabilidade ao aprofundamento.

          Desta forma, será possível aumentar a profundidade de 10 metros para 11,4 metros, o que abrirá a possibilidade de navios do tipo Post-Panamax Plus, que realizam serviços diretos da Ásia. Da mesma forma, as obras contemplaram também o reforço do Sítio 1 com a colocação de material rochoso que o protegerá da erosão marinha.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário