terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Rio Grande do Norte terá novo terminal graneleiro com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas de sal por ano

 

          O estado do Rio Grande do Norte(RN) terá um novo terminal graneleiro no município de Porto do Mangue, Costa Norte, que terá capacidade para mobilizar inicialmente cerca de 4 milhões de toneladas de sal por ano, com possibilidade de exportação de outros minerais como ferro, calcário e feldspato, estimados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O projeto sairá de uma Aliança Público-Privada, despertando o interesse de investidores chineses, e a estimativa é de que sua construção demore cerca de cinco anos, conforme informa a Tribuna do Norte.

          “Esse porto é uma obra muito grande e cara, que deve levar de 3 a 5 anos para ser construída. Por isso, formamos um grupo de trabalho para fazer os estudos e viabilizar a licença”, disse Jaime Calado, chefe do Sedec. Além disso, explicou que a Secretaria está compilando os estudos anteriores sobre o projeto para dar continuidade, informando que, apesar de não ter uma data específica, estima que em 120 dias apresentará uma proposta de desenho do porto para emissão do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental ( EIA / RIMA).

          O estudo considerará os riscos e impactos ambientais que a instalação do empreendimento pode causar, buscando formas de mitigá-los. Com isso eles poderão acessar a emissão da licença. Além da Sedec, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente (Idema) também fazem parte do grupo de trabalho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário