sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Grandes armadores globais alcançam margem de operação recorde em uma década


 

          A margem operacional média das principais companhias marítimas aumentou para um máximo de 10 anos no terceiro trimestre, com metade das 10 maiores alcançando margens básicas acima de 15%. Sua receita anual foi impulsionada por taxas de frete significativamente mais altas fora da Ásia e despesas mais baixas, relata a Alphaliner.

          O desempenho operacional médio dos armadores cresceu 14,8% no trimestre, ante 3,7% no ano anterior, e 8,5% no segundo trimestre de 2020. A companhia marítima japonesa ONE liderou o ranking com uma margem de 21,8%, seguido por Evergreen, Zim e HMM. Todos têm capacidade significativa de suas frotas dedicadas aos mercados de exportação do Extremo Oriente, enquanto ZIM e HMM registraram aumentos de 17% e 27% em sua taxa média por TEU.

          As companhias marítimas de sucesso também aumentaram suas receitas com mais itinerários na rota Trans-Pacífico durante o trimestre, como o serviço de comércio eletrônico ZIM Xpress (serviço ZEX) lançado em junho.

          Em contraste, CMA CGM, Maersk e Hapag-Lloyd, com menos exposição à rota Transpacífico e Extremo Oriente-Europa, viram suas taxas anuais por TEU aumentarem apenas 5%, 4% e 0%, respectivamente, e confiaram mais em reduções de custos para gerar grandes lucros. Os preços dos combustíveis também permaneceram mais baixos em comparação com o ano anterior, já que os preços do HSFO ficaram em média US $ 260 / t em Rotterdam durante o trimestre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário