terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Unicef precisará de transporte aéreo para levar 2 bilhões de doses de vacina contra Covid-19 em 2021

 

          O UNICEF (agência para a infância da ONYU)informou que o transporte aéreo será necessário para 2 bilhões de doses de vacinas COVID-19 em 2021 e que está trabalhando com a comunidade de transporte aéreo para implementar a entrega em mais de 92 nações, relata o American Shipper.

          A velocidade e a escala de um programa global de vacinação de emergência superam qualquer tentativa anterior, com o desafio agravado pelo fato de que algumas vacinas candidatas requerem duas doses com várias semanas de intervalo e precisam ser armazenadas em temperaturas subárticas. Além disso, as economias emergentes muitas vezes não têm uma ampla infraestrutura de cadeia de frio.

          A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou no mês passado que a África está mal preparada para aquela que será a maior campanha de imunização da história do continente. Todos os 47 países da região receberam um roteiro da OMS sobre como planejar a introdução da vacina COVID, incluindo a logística. No entanto, a região apresenta uma pontuação média de 33% de prontidão para introdução da vacina, bem abaixo do benchmark desejado de 80%, segundo análise da organização.

          Os países de baixa e média renda dependerão da COVAX, um fundo conjunto liderado pela Gavi Vaccine Alliance e a OMS para garantir o acesso equitativo aos testes, tratamentos e vacinas COVID. Ele está tentando garantir doses suficientes para fornecer proteção para 20% da população africana.

          A análise da OMS revelou que apenas metade dos países identificou populações prioritárias para vacinação e tem planos para alcançá-las, e apenas um quarto tem recursos adequados e planos de financiamento.

          A agência estima que o custo de aplicação da vacina COVID-19 no continente africano às populações prioritárias será de cerca de US $ 5,7 bilhões, sem incluir o custo adicional de 15% a 20% do material de injeção e entrega do vacinas, que requerem profissionais de saúde treinados, cadeia de suprimentos e logística e mobilização da comunidade. Este custo é baseado nas estimativas do serviço COVAX do preço médio da vacina, que é de US $ 10,55 por dose, e que um regime de duas doses será necessário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário