O Porto de Santos (SP) desempenha um papel estratégico para o agronegócio
brasileiro. Ele é líder nas exportações nacionais de cargas como suco de
laranja, café, açúcar e, também, soja. No complexo santista, aliás, o
grão é a principal mercadoria movimentada. Neste ano, até agosto, mais
de um quinto das operações ocorridas na região foram de soja.
Dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade
Portuária de Santos) apontam que, nos oito primeiros meses do ano, das
78,62 milhões de toneladas escoadas pelos terminais do complexo
marítimo, 17,76 milhões de toneladas foram de soja, o equivalente a 22%
do total. A carga é movimentada de duas formas. Como grãos, nesse período,
foram 14,42 milhões de toneladas. Como farelo, a quantidade foi de 3,34
milhões de toneladas.
A soja é embarcada nas duas margens do estuário. No lado direito
(Santos), ela é carregada tanto pelos terminais do Corredor de
Exportação (nas proximidades da Ponta da Praia) como pelas instalações
do Paquetá e de Outeirinhos. A operação também está presente nos
terminais da Margem Esquerda.
O grão e o farelo chegam à região vindos principalmente das zonas de
produção do Centro-Oeste. No caminho até o cais santista, eles são
transportados por ferrovias, hidrovias e rodovias. Mas no Porto, vê em
vagões ou caminhões.
Os veículos descarregam nas moegas, grelhas instaladas no piso dos
terminais e que se ligam a um sistema de esteiras, por onde os grãos ou
os farelos são levados até o interior dos armazéns. De lá, no momento do
embarque, os produtos também são transportados em esteiras, mas até os
shiploaders, equipamentos instalados no costado, em frente aos navios, e
que lançam as cargas no interior dos porões.
Durante essa operação, é comum a emissão de pó de soja (material
particulado) na atmosfera, poluindo o meio ambiente. Para evitar esse
problema, as autoridades exigem que os terminais instalem equipamentos
para evitar a liberação dessas partículas. A operadora ADM do Brasil,
por exemplo, planeja colocar esse tipo de maquinário em sua unidade no
Porto de Santos, que está sendo modernizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário