O diretor-presidente do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos
Agrícolas do Paraná (Sindiadubos), José Carlos de Godoi, afirmou que os Portos do Paraná tornaram-se sinônimo de
eficiência. Durante o Simpósio do Sindiadubos 2016, realizado em
Curitiba, Godoi afirmou que o trabalho conjunto entre o Sindicato e a
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) tem resultado em
ganhos de produtividade para o setor.
“Os investimentos e mudanças operacionais implementadas pela Appa
resultaram em uma maior agilidade na descarga de fertilizantes e, com
isso, a multa sobre estadia para os importadores pelo descumprimento dos
prazos de contrato, o demurrage, caiu 50% nos últimos cinco anos”,
declarou Godoi. Os dados integram um estudo feito pelo Sindiadubos.
Em contrapartida, de acordo com o presidente, o Sindiadubos tem
trabalhado para melhorar a eficiência no transporte do produto na área
externa ao Porto. “Esta sintonia perfeita está trazendo resultados que
hoje representam uma queda de 58% no valor pago”, explica Godoi.
Segundo ele, em anos anteriores, além da demurrage, os
importadores pagavam custos altos de frete dos navios, já que os
armadores contabilizavam o tempo de espera em Paranaguá. “Hoje, o custo
do frete do navio também foi reduzido em função da eficiência do Porto.
Para 2017, com as todas as obras de infraestrutura concluídas no Porto,
os resultados deverão ser ainda melhores”, completa o presidente do
Sindiadubos. Demurrage é a multa determinada em contrato, a ser paga
pelo contratante de um navio, quando este demora mais do que o acordado
nos portos de embarque ou de descarga.
Em 2011, o valor do demurrage por tonelada de
fertilizante era de U$ 16,88. Em 2015, o valor da multa sobre estadia
caiu para U$ 8,79 por tonelada, representando uma redução de 48% na
comparação com 2011. Já nos primeiros quatro meses de 2016, o demurrage
reduziu ainda mais e atingiu U$ 8,40 a tonelada, ou seja, valor 50%
menor do que há cinco anos atrás. O setor pagou em 2011 cerca de US$ 100,5 milhões em multas sobre
estadia. Já em 2015, os valores gastos com a demurrage foram de U$ 42,2
milhões.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, um dos
palestrantes no Simpósio do Sindiadubos, disse que a meta para 2017 é
zerar a demurrage nos portos do Paraná. “A Appa trabalhou para melhorar a
logística em todos os setores e os resultando estão acontecendo na
prática. Desde que assumimos, a nossa meta sempre foi atender a
indústria e o produtor agrícola e é isso que estamos fazendo”, disse
Dividino.
Dividino explica que, nos últimos anos, a Appa fez um diagnóstico de
todo o sistema de descarga de fertilizantes para descobrir onde estavam
os principais gargalos, que consumiam tempo e tornavam as operações
menos ágeis. Uma das mudanças adotadas pela Appa foi a modernização do
processo de conferência das cargas de fertilizantes e a informatização
do sistema.
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