A movimentação de veículos no Porto de Paranaguá deve crescer em 83% ao
longo de 2017, de acordo com a previsão de importação e exportação dos
operadores portuários. A previsão é de que 163 mil veículos embarquem ou
desembarquem no porto – o que representa um acréscimo de 73 mil
unidades em relação aos 89 mil carros previstos até o final de 2016.
Este aumento pode ser ainda maior, já que o volume de carga é planejado
com base na previsão de produção pelas montadoras brasileiras e mercado
interno, com a possibilidade de que novos contratos de importação e
exportação sejam firmados.
O aumento no volume operado é resultado dos
investimentos feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa) e na confiança do setor produtivo na eficiência dos
portos do Paraná. “O mercado externo está muito atrativo para as
montadoras por conta do câmbio e da situação econômica global. O Porto
de Paranaguá está preparado para atender este mercado prontamente”,
afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
“Por isso, a previsão de movimentação deste tipo de carga só cresce”,
ressalta.
No primeiro semestre deste ano, foram inaugurados os novos dolfins, que
são berços exclusivos para o embarque e desembarque de veículos. Com as
estruturas, a movimentação deste tipo de carga fica mais eficiente,
reduzindo o tempo de espera e o custo da operação. Foram investidos R$
60 milhões nesta obra.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta que em 2016,
até o momento, já foram movimentadas 69 mil unidades de veículos
comerciais e para o final do ano está prevista a operação de mais 19 mil
unidades.
“Somente nos primeiros nove meses do ano, as exportações de veículos
pelo porto tiveram um aumento de 103%, se comparado ao mesmo período do
ano passado”, informou Dividino. Em 2015 haviam sido exportadas 28,4 mil
unidades entre os meses de janeiro e setembro. Já em 2016, o número de
unidades exportadas saltou para 56,8 mil no mesmo período.
O aumento no comércio exterior de carros por Paranaguá
também é fruto de um know-how especializado e reconhecido pela indústria
brasileira de veículos. “Temos uma experiência vasta neste tipo de
operação, que é muito delicada. É preciso ter mão-de-obra capacitada e
treinada para garantir avaria zero nas operações, já que o mercado é
muito exigente no que diz respeito a estas cargas”, completou Dividino.
Exemplo disso, é que, além de ser a principal porta de saída das
montadoras instaladas no Paraná, o Porto de Paranaguá também foi o
escolhido para operar um lote de exportação de 10 mil BMW, que tem
fábrica em Araquari, em Santa Catarina, a 200 quilômetros de distância
do porto.
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