A companhia mineradora Vale realizou novos testes no Terminal
Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), em São Luís (MA), e informou que parte da ampliação da capacidade do porto, que
está sendo feita para atender o maior projeto de minério de sua
história, o S11D, poderá entrar em operação a partir de novembro deste
ano. O teste ocorreu no Píer IV, que está sendo construído para ampliar a
capacidade de embarque do TMPM de 150 milhões para 230 milhões de
toneladas. O novo píer irá receber o minério de ferro que virá da mina
do S11D, em Canaã dos Carajás (PA).
"A expectativa é que após a finalização dos testes operacionais,
prevista para novembro, o berço norte do Píer IV esteja apto para
iniciar a operação", afirmou a Vale na nota. O Píer IV é formado por dois berços: norte e sul. Segundo a Vale, com
o início da operação do berço norte, o novo píer poderá carregar dois
navios da classe Valemax simultaneamente, um em cada berço. Considerados
a maior classe de mineraleiros do mundo, os Valemax têm capacidade para
transportar 400 mil toneladas.
Nessa etapa de testes, a Vale carregou o navio Cape Asia, do tipo
capesize, com 160 mil toneladas de minério. A embarcação seguiu viagem
na sexta-feira, com destino à Índia. "O primeiro teste de carga
completa durou 72 horas, tempo necessário para realizar o carregamento e
ainda fazer todos os testes de desempenho dos carregadores,
transportadores, equipamentos de amarração e das defensas", disse a
Vale.
O projeto S11D tem capacidade de produção estimada de 90 milhões de
toneladas de minério de ferro por ano, mas terá uma infraestrutura que
permitirá ofertar 75 milhões de toneladas ao mercado. A previsão é que o
projeto entre em operação comercial em janeiro de 2017.
Até setembro de 2016, segundo a Vale, todo o empreendimento, que
inclui mina, usina e logística ferroviária e portuária, finalizou 83% de
progresso. O avanço físico da mina e usina está em 95%, enquanto que a parte logística (S11D Logística) alcançou 74%.
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