As obras que vão garantir um novo acesso rodoviário ao
Porto de Santos (SP) serão concluídas no próximo ano. Com isso, a expectativa é
de que a construção seja iniciada entre 2017 e 2018. A informação é do
ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella,
que esteve no complexo marítimo.
O ministro, que fez sua primeira visita ao cais santista ontem, desembarcou na Base Aérea de Santos, em Guarujá, pela
manhã. Em seguida, seguiu a bordo de uma lancha pelo canal do estuário.
Na ocasião, conheceu um pouco da operação de terminais do cais santista,
como a da ADM do Brasil, que movimenta grãos na Ponta da Praia e tem um
projeto para mitigação da poluição causada durante a atividade.
Quintella também passou pelo Canal de Piaçaguera, em Cubatão, onde estão
ocorrendo as obras de ampliação do Terminal Integrador Portuário Luiz
Antonio Mesquita (Tiplam) – instalação da operadora logística VLI.
O ministro e sua comitiva desembarcaram no Cais da Marinha, sede da
Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), entre os armazéns 27 e 29 do
complexo. Lá, entregaram uma lancha da Guarda Portuária, que fará o
patrulhamento marítimo. A embarcação Setenta, com capacidade para levar
10 pessoas, foi totalmente restaurada.
Depois, Quintella seguiu para a sede da Companhia Docas do Estado de
São Paulo (Codesp, que administra o Porto de Santos), na Cidade. No
complexo da presidência da Autoridade Portuária, se reuniu com a
diretoria-executiva da empresa, com o prefeito de Santos, Paulo
Alexandre Barbosa (PSDB), e com o diretor-presidente da Dersa, Laurence
Casagrande Lourenço.
União, Estado e Município assinaram um convênio para realizar
intervenções na entrada da Cidade. No total, elas deverão custar R$ 378
milhões, a serem divididos entre as três esferas do poder. No entanto,
por conta da crise econômica, faltava a confirmação da União sobre a
liberação da verba necessária a sua parte.
As obras viárias na entrada da Cidade estão entre as prioridades da
próxima gestão de Barbosa, que foi reeleito no último domingo. O chefe
do Executivo pediu à Quintella a liberação de recursos para a conclusão
da parte portuária do projeto-executivo do empreendimento.
No mês passado, na 14ª edição do Santos Export – Fórum Internacional
para a Expansão do Porto de Santos, o secretário de Infraestrutura
Portuária do Ministério, Daniel Maciel de Menezes da Silva, disse que o
início das obras estava previsto para no ano que vem, o que não deve
ocorrer.
Aporte financeiro
“Ele (o ministro) se comprometeu a fazer o repasse de R$ 3 milhões
para o projeto, que fica pronto no ano que vem. Concluído o projeto,
fica para o Governo Federal licitar e contratar a obra. O que nós
pedimos foi a garantia de recursos para obra. Ele nos garantiu que, com o
projeto concluído, ele vai priorizá-la. Com isso, a gente cumpre as
três etapas do empreendimento que será o maior projeto viário da Cidade
dos últimos 50 anos”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Mas, segundo o diretor-presidente da Dersa, Laurence Lourenco, os R$ 3
milhões serão necessários para custear os projetos até o fim do ano.
Para 2017, é esperado um novo aporte, desta vez de R$ 2,5 milhões.
“Esse é um novo fôlego que permite que a gente chegue em 2017 com o
projeto pronto e a obra, do ponto de vista municipal e federal, licitada
e pronta para ser iniciada”, destacou Laurence. O executivo salientou que, mesmo com o fim do convênio entre a Codesp
e a Secretaria Estadual de Logística e Transportes para a elaboração do
projeto, os trabalhos não foram prejudicados. “A Dersa é contratada
pela Secretaria, que manteve os aportes. Por isso, o serviço não foi
interrompido”, explicou.
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