A movimentação de cargas pelo Porto de Antonina (PR) apresentou aumentou
de 94% entre os meses de janeiro e outubro de 2016, com 1.055.611 de
toneladas. No ano passado, haviam sido movimentadas por Antonina 544.082
toneladas. Entre os principais produtos que passaram pelo Porto estão a
exportação de açúcar e de farelo de soja e a importação de
fertilizantes.
O secretário paranaense de Infraestrutura e Logística, José Richa
Filho, disse que, após ter ficado um longo período parado, o Porto de
Antonina voltou a operar em 2011 e tornou-se novamente uma porta de
entrada e saída de produtos. “A retomada da movimentação de cargas em Antonina é fruto de um plano
de investimentos na área. O Governo, por meio da Administração dos
Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), fez a dragagem do canal de acesso
ao Porto de Antonina, devolvendo os 10 metros de profundidade do
canal”, afirmou Richa Filho. “Com isso, navios maiores e de diferentes
cargas passarão a atracar no porto. O intuito é aumentar o portfólio de
produtos negociados e fortalecer a economia local”, argumentou o secretário.
O Porto de Paranaguá, no acumulado dos nove meses do ano, também registrou aumento na movimentação de
cargas, em 5%, se comparado ao mesmo
período de 2015. Entre exportação e importação foram movimentadas
35.565.482 de toneladas de produtos, sendo 15,8 milhões de toneladas a
mais do que em 2015, quando a movimentação foi de 33.982.487 de
toneladas no período.
A movimentação de granéis sólidos em Paranaguá - entre janeiro e
setembro - foi de 23,9 milhões de toneladas. Já o granel líquido
registrou aumento de 44%, com a movimentação de 4,49 milhões de
toneladas em 2016. A movimentação de cargas gerais foi de 7,2 milhões de
toneladas neste período.
Alguns produtos alavancaram as exportações e importações pelo Porto
de Paranaguá nestes nove meses. Os maiores aumentos foram registrados na
exportação do açúcar, com alta de 10% em 2016; exportação de cargas
gerais, com aumento de 11% e de veículos, com aumento de 32%. Em relação aos veículos a queda no mercado interno elevou as exportações em 155% em 2016. Já a importação caiu 52% neste ano.
Os aumentos mais significativos obtidos pelo Porto de Paranaguá neste
período ocorreram no processo de importação. O trigo obteve uma alta de
342% em comparação com 2015; a importação de metanol aumentou 38% e os
derivados de petróleo tiveram 130% de alta. A importação de cevada e de
malte aumentou 75%; a importação de sal aumentou 10% e outros – que
inclui máquinas, aparelhos, alimentos, peças e produtos da indústria -
aumentou 133%.
Nos últimos 19 meses, o Porto de Paranaguá bateu 28 recordes históricos de movimentação de cargas. O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, atribui os recordes aos
investimentos de aproximadamente R$ 600 milhões, que resultaram em
ganhos de produtividade de 33% nos portos paranaenses.
“Mesmo atravessando a maior crise econômica do país, batemos 28
recordes históricos em 19 meses com movimentação de fertilizantes,
contêineres, recordes de movimentação de grãos mensal, semestral e
diário no corredor de exportação, recorde no embarque de etanol, recorde
na descarga de diesel e na movimentação de caminhões no pátio de
triagem”, mencionou Dividino.
Neste ano de 2016 o Porto de Paranaguá acumulou recordes consecutivos
de movimentação nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Na última semana, o Porto de Paranaguá bateu o recorde no embarque de açúcar em um único navio. Foram carregadas 62,6 mil toneladas do produto no navio de bandeira
liberiana Mv Kyoto Star, superando em 19% o recorde anterior, de 2001,
quando tinham sido embarcadas 52,5 mil toneladas em apenas um navio.
“Os recordes obtidos refletem planejamento e os resultados dos
investimentos, aliados ao trabalho técnico e operacional dos
profissionais que atuam na área portuária”, ressaltou Dividino. Segundo
ele, esta soma de fatores vem aperfeiçoando todo o modelo logístico
existente, promovendo a racionalização das operações e a elevação dos
índices de competitividade dos portos do Paraná, em relação aos portos
vizinhos.
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