A ADM do Brasil planeja concluir, em cinco meses, a modernização de
seu terminal no Porto de Santos (SP), especializado na movimentação de
granéis sólidos e localizado na região da Ponta da Praia. Segundo a
operadora, 60% das obras civis já estão concluídas e 80% dos
equipamentos de transporte de grãos e suas subestações elétricas foram
implantados.
O projeto prevê um investimento de R$ 270 milhões. Com esse aporte, a
ADM aumentará a capacidade de exportação dos grãos de sua unidade
portuária dos atuais 6 milhões para 8 milhões de toneladas por ano. Todo
o plano tinha como objetivo garantir a renovação do contrato de
arrendamento do terminal da empresa que, agora, valerá até 2037.
O valor investido será destinado à compra de novos equipamentos e na
reforma dos armazéns e de outras instalações, visando não só a
eficiência como também a sustentabilidade das operações portuárias. O novo armazém da ADM tem 90% das paredes feitas. Foco do trabalhos, agora, é na cobertura da unidade
As
obras civis contemplam a demolição e a construção de um novo armazém,
além da implantação de uma nova linha de embarque de grãos e a
substituição dos transportadores de carga atuais por novos, totalmente
enclausurados. Novos sistemas de despoeiramento e a aquisição de dois
novos shiploaders para carregamento dos navios também estão previstos.
Com isso, a empresa promete evitar a poluição decorrente das
operações com grãos. Este é considerado um dos principais problemas na
relação Porto-Cidade, principalmente para moradores da Ponta da Praia,
já que a qualidade do ar na região é considerada ruim devido ao pó
liberado nesses embarques.
“As obras estão caminhando bem e estamos otimistas com a perspectiva
de cumprir o cronograma e concluir o terminal antes da próxima safra”,
destacou o diretor nacional de Portos e Logística da ADM no Brasil,
Eduardo Rodrigues.
O executivo destaca que o projeto de modernização do terminal trará
benefícios para a população do bairro, com a perspectiva de reduzir em
até 80% a emissão de poluentes. Isto será possível graças à instalação
de tecnologias que são referências internacionais em sustentabilidade e
que trazem os melhores sistemas de controle ambiental.
De acordo com a empresa, o novo armazém já teve 90% das paredes
concluídas. Agora, os trabalhos se concentram na cobertura da
instalação, que está em fase inicial de montagem. Os pisos e túneis
também já estão prontos e a previsão de entrega é dezembro.
No mês passado, foram instaladas as portas automáticas dos armazéns e
a ADM recebeu as lamelas das moegas rodoferroviárias, que serão
instaladas ainda este ano. Também já foram montadas 20% das estruturas
metálicas e de transportadores enclausurados.
O primeiro dos dois shiploaders está sendo montado desde agosto no
terminal. E uma segunda parte de seu maquinário será entregue até
janeiro. O segundo já foi comprado e está em fabricação, devendo ser
entregue até março de 2017.
Esses equipamentos contam com sistema de queda em cascata e sensores
para contato permanente com o produto, do início ao fim do embarque,
evitando que se formem nuvens de particulados quando for realizado o
carregamento dos grãos nos navios.
“Também estamos confiantes com as novas contratações e a perspectiva
de capacitar mais os funcionários, para atuarem de acordo com os nossos
princípios ambientais e padrão de qualidade”, complementa Eduardo
Rodrigues
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