O Porto de São Francisco do Sul, referência em
Santa Catarina na movimentação de grãos, respondendo por cerca de 10% da
exportação de soja nacional, recebeu um reforço importante no
setor de armazenagem. O terminal privado Terlogs, do grupo japonês
Marubeni, inaugurou três silos que elevam a sua capacidade de armazenagem
estática de 107 mil toneladas para 180 mil toneladas.
O
Terlogs passará a operar quase metade do total da capacidade de estocagem
de grãos do complexo portuário que tem ainda a Bunge e a Cidasc. O investimento de quase R$ 100 milhões é um dos mais importantes já
feitos pela trading japonesa no terminal, após sua aquisição em 2011, e
uma boa notícia para o setor do agronegócio. A Companhia Nacional de
Abastecimento (Conab) calcula que o déficit de capacidade de armazenagem
no Brasil chega a 53,7 milhões de toneladas de grãos.
A inauguração mereceu atenção da classe política. Além de executivos
do Grupo Marubeni, estavam presentes na cerimônia, no final da manhã
desta quinta-feira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,
Blairo Maggi, o secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Moacir
Sopelsa, o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Zera, parlamentares e
autoridades locais.
Os três novos silos se somam aos seis existentes no local. O aumento
da capacidade de estocagem se traduzirá também em maior agilidade e
eficiência, segundo a empresa, porque será possível carregar quase três
navios do tipo Panamax (capacidade média de 66 mil toneladas) de uma só
vez. Até agora, o estoque não era suficiente para preencher dois navios,
sendo necessário esperar pela chegada de nova carga para completar o
carregamento.
Durante a cerimônia, o ministro Blairo Maggi destacou os efeitos
positivos da Lei dos Portos para modernização do setor, citando o
investimento do Terlogs como reflexo deste processo. O ministro deixou
claro que “não está previsto investimento do governo federal no setor
portuário” porque não há dinheiro e devido à importância da iniciativa
privada no desenvolvimento do setor. "A aprovação do teto de gastos no País é importante, pois, sem ele,
as despesas em 2030 serão muito superiores à receita. Falta ainda a
reforma trabalhista e previdenciária. Temos de fazer mudanças", disse.
O CEO do Terlogs, José Kfuri, pediu apoio do poder público na área
logística para a duplicação da BR-280 e para ampliar a capacidade de
carregamento dos navios, etapa que se encontra dentro da esfera pública
em São Francisco. Kfuri informou que é possível duplicar a capacidade de
movimentação do terminal (de 4,5 mil toneladas/ano) se houver melhoria
na logística de carregamento.
O secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, representando o
governador Raimundo Colombo no evento, concordou com a necessidade de
realizar melhorias nas esteiras de carregamento dos navios da Cidasc. "O poder público precisa ajudar os que produzem a ter a logística necessária", reivindicou Sopelsa. O presidente do Porto de São Francisco, Paulo Corsi, revelou, sem revelar números, que há estudos para adquirir
equipamentos de transporte de granel para o navio (ship-loader) no ano
que vem utilizando recursos próprios.
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