O governo cearense investiu R$ 1,5 bilhão no Complexo Industrial e Portuário do Pecém visando a torná-lo um hub regional de operação de
contêineres. "Nós queremos transformar o Ceará no hub de descarregamento
de contêiner do Nordeste, fazendo aqui toda a saída e entrada de
contêiner da Região", afirmou o governador Camilo Santana, mencionando
parceria negociada com o maior hub do tipo da Europa, o Porto de Roterdã
(Holanda), durante a solenidade de inauguração da Correia
Transportadora e do Descarregador de Minério, voltados para atender à
Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Os dois equipamentos somam um
investimento de R$ 272 milhões.
"Esse é um dia histórico. É um momento para que a gente possa
divulgar para o Brasil sobre o que está acontecendo aqui no Ceará",
disse Camilo. A solenidade teve ares de megaevento e, além do
secretariado, contou com a presença de representantes da indústria dos
segmentos financeiro, de ensino, do Fisco, executivos da CSP, e
políticos. A transformação prevista pelo governo para o Porto do Pecém passa
tanto da operação da CSP como da parceria entre o porto cearense com o
Porto de Roterdã, na Holanda. Desde setembro do ano passado, o porto
holandês presta consultoria ao Porto do Pecém, visando, dentre outros
objetivos, ao aproveitamento de oportunidades geradas pela ampliação do
Canal do Panamá, que colocou o porto cearense na rota dos maiores
cargueiros do mundo.
O governo do Ceará deverá divulgar no próximo mês o novo modelo de
negócio para o Porto do Pecém, que faz parte do pacote de concessões de
ativos do Estado. Entre as opções não está descartada uma parceria com
os administradores do porto holandês. "Eles estão estudando todo o
potencial desse complexo, da ZPE (Zona de Processamento de Exportação).
Eles fizeram quase um ano de estudos de viabilidade, de potencial, de
crescimento. E nós queremos firmar uma parceria para que Roterdã seja
parceiro nos investimentos e no crescimento do Porto do Pecém. É uma
grande marca, um grande nome que vai abrir as portas com Ceará para o
mundo", disse Camilo. "Com essa parceria, podemos ter novas empresas.
Como de tancagem. Nossa ideia é transferir a tancagem do Mucuripe para o
Pecém. Queremos, ainda neste ano, abrir uma concorrência pública para
isso", disse.
O governador se mostrou otimista com a possibilidade de fechar a
parceria. "Eles estão investindo no mundo inteiro. E não tenho dúvida de
que, ainda este ano, nós vamos firmar essa parceria com o Porto de
Roterdã. Não tenho dúvida de que será uma grande contribuição, e um
marco histórico para o Ceará".
Segundo o secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó, o
modelo de parceria entre os dois portos ainda está em estudo, mas não
está descartada a possibilidade do porto holandês vir a administrar o
porto cearense. "Ainda estamos conversando. A gente ainda tem um
trabalho a ser desenhado para depois ver qual será a melhor governança. O
que está muito claro é que o Porto do Pecém, com a área industrial, é
um ativo do Estado que permanece nas mãos do Estado. Mas a gente pode
buscar parceiros que podem fazer determinados desenvolvimentos muito
melhores do que o setor público e tornarem o porto um local atrativo,
além de trazerem empreendimentos que enxerguem vantagens na gente",
detalhou Facó.
A implantação dos berços de atracação 7, 8 e 9 do Terminal do
Múltiplo Uso (Tmut) vai permitir a movimentação das placas da
siderúrgica. E a construção da segunda ponte de acesso fará a ligação
entre o litoral, na região frontal ao Pátio de Cargas. Também está sendo
construído o quebra-mar nordeste, que vai permitir o tráfego de
caminhões especiais que utilizam o volume máximo de carga. As obras
fazem parte da segunda expansão do TMUT e estão com cerca de 80% de
conclusão, com previsão de entrega para junho de 2017.
Segundo o governador, com os dois guindastes adquiridos pela APM
Terminals, que integrarão o maquinário de operações dos novos berços de
atracação do Porto do Pecém, o empreendimento poderá triplicar o volume
movimentado. "Daqui a alguns meses nós vamos inaugurar três novos
berços, inclusive os dois terminais da APM, que é uma empresa
especialista no mundo inteiro de carga e descarga de contêiner", disse.
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