A Siemens foi a fornecedora do sistema
de visualização SCADA e dos componentes de automação e de rede do túnel
ferroviário mais longo do mundo, São Gotardo, que foi inaugurado em
junho, na Suíça, e tem 57 quilômetros de comprimento. De acordo com a empresa, “no decorrer da
obra, foram extraídos 28,2 milhões de toneladas de pedra para construir
os dois tubos principais de via única, os túneis de segurança e
ventilação e as passagens transversais."
O enorme projeto exigiu ainda que
os trens fossem submetidos a quase 5 mil testes operacionais. Esse esforço visou a garantir que os passageiros possam viajar com segurança máxima pelo túnel de base de São Gotardo a uma velocidade de até 250
quilômetros por hora, e para criar ligações de transporte mais rápidas
entre os cantões suíços.”
Para os servidores e alguns dos
controladores lógicos programáveis (PLC) mais sofisticados, a JM
Systems, responsável pelos sistemas de gestão,controladores e
servidores, recorreu à tecnologia da Siemens. Stephan Jungeblodt e
Hans-Jürgen Michels, diretores executivos da empresa, especializada
na construção de túneis, explicaram que “os controladores das passagens
transversais dos túneis monitorizam as portas, ligam as luzes e se
comunicam com os componentes de alimentação a 50 Hz."
"O principal desafio
que tivemos de enfrentar foi a enorme quantidade de pontos de dados. Em
função do equipamento utilizado, cada uma das 176 passagens
transversais pode ter até dois controladores, um total
de cerca de 60 000 pontos de dados", detalharam Jungeblodt e Michels.
Nenhum comentário:
Postar um comentário