Um relatório da empresa de análises marítimas SeaIntel apontou que a partir de março deste ano o Porto de Antuérpia, na Bélgica (foto), ultrapassou o de Roterdã, na Holanda, como principal porta de entrada para o norte europeu
em número de escalas de porta-contêineres.
O complexo dos holandês tradicionalmente foi o maior porto de acesso à região norte
da Europa, mas, nos últimos meses, após uma série de mudanças nas
linhas marítimas dos armadores, somadas à redução de alguns serviços
para reequilíbrio da supercapacidade do setor, essa matriz começou a
mudar, com a ascensão do porto belga.
A situação se transformou com os navios de maior porte em operação, aumentando a média de teus
transportados por embarcação e a
sua capacidade de carregar e descarregar, alongando também o tempo de
estadia nos portos.
Na Ásia, o desenvolvimento do
mercado também provocou mudança no ranking. O Porto de Busan, na Coreia do Sul, ultrapassou Hong
Kong no posto de maior porto da região norte do continente, também
segundo o número de escalas de navios de contêineres.
Atualmente, no norte
europeu, os cinco maiores portos marítimos são Roterdã,
Antuérpia, Hamburgo, Le Havre e Bremerhaven. O relatório da SeaIntel diz que a liderança de Antuérpia em número de escalas se deve ao fato de que os
armadores que não pertencem a alianças nos serviços Norte-Sul trouxeram
suas escalas para o porto belga, além da G6 Alliance, entre a
Hapag-Lloyd e uma série de outros armadores asiáticos, que vêm igualmente
usando Antuérpia no Loop 4, serviço que conecta a Ásia ao norte europeu.
Com o ajuste, Bremerhaven também perdeu espaço para o porto francês de
Le Havre.
Tanto Antuérpia quanto Le Havre e Hamburgo fecharam o
primeiro semestre de 2016 com aumento na movimentação portuária, na
comparação com o mesmo período do ano anterior. Porém Antuérpia, em
especial, foi o porto que mais se destacou nos resultados positivos:
foram 26,6% de crescimento no semestre, quando comparado com o mesmo
período de 2015. Os números de Antuérpia incluíram crescimentos
expressivos, como as 242 escalas de meganavios, que somaram 66% a mais
do que no ano anterior. Quando considerados os navios a partir de 13.000
Teus, o crescimento foi ainda maior: 78% em relação ao primeiro
semestre de 2015.
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