A Companhia Docas do Estado de São Paulo
(Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, abriu nesta quinta-feira, 25, as propostas de preço
das empresas interessadas em dragar o canal de navegação do complexo
marítimo por um ano. A concorrente que ofertou o menor valor foi a
Drababras Serviços de Dragagem, cujo lance foi de R$ 72 milhões, 38,4% a
menos do que o previsto pela Codesp, que estimava investir R$ 116,9
milhões na contratação da obra.
Agora,
a Docas aguarda a anexação da proposta comercial da primeira colocada
na licitação. O material será analisado, assim como os documentos de
habilitação. Caso a empresa não seja classificada, as outras firmas de
dragagem serão convocadas e deverão encaminhar sua documentação,
conforme definido no edital.
A
empresa Metropolitana de Engenharia & Comércio Eireli apresentou a
segunda menor proposta de preço, R$ 72,39 milhões. Em terceiro lugar, a
belga Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda, cobrou R$ 73 milhões pelo
serviço, essencial para manter a competitividade do Porto de Santos.
Na
quarta colocação, aparece a brasileira DTA Engenharia Ltda, que se
propôs a dragar o complexo marítimo por R$ 77,9 milhões. Já a holandesa
Van Oord Operações Marítimas Ltda – a atual responsável pela manutenção
das profundidades do canal de navegação – cobrou R$ 99,5 milhões e segue
na quinta colocação.
Com
uma proposta de R$ 116,9 milhões, a Great Lakes & Dock do Brasil
Ltda. segue em sexto, com um valor pouco acima do limite estabelecido
pela Docas. Já a Infra Construtora e Serviços Ltda. cobrou R$ 160
milhões e está fora da disputa.
A
licitação para a contratação da dragagem do cais santista é feita
através de um pregão eletrônico, que inverte a ordem de análise dos
documentos das participantes. A expectativa é que, agora, as empresas
concorrentes não apresentem questionamentos que impeçam a continuidade
do certame. Mesmo assim, não é possível definir quando o processo deve
terminar.
A Docas quer
concluir logo essa licitação porque o contrato vigente com a Van Oord
Operações Marítimas, que prevê a dragagem do canal de navegação entre a
Barra de Santos e a Alemoa, será encerrado em 15 de outubro e não há
possibilidade de renovação.
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