O crescimento do e-commerce está mudando o desenho da
operação logística das empresas que vai ganhando contornos completamente novos
e adaptados ao mercado. Essa tendência vem sendo
observada no mundo todo, mas foi especificamente levantada pelo Wall
Street Journal com base na experiência da costa leste dos Estados
Unidos.
A área do entorno da Pensilvânia, incluindo os municípios de
Harrisburg e York tem sido há muito tempo uma localização bastante
procurada para o estabelecimento de grandes aglomerações de armazenagem.
Os motivos vão desde as baixas restrições de zoneamento até as
facilidades de acesso aos grandes centros consumidores e uma vasta
quantidade de terras para construção, de acordo com o Wall Street
Journal.
Os varejistas, no entanto, estão de olho em instalações
cada vez mais próximas de seus clientes, os operadores logísticos estão
reposicionando seus CDs para facilitar o atendimento à nova tendência de
entregas, prometidas para o dia seguinte, ou até mesmo para o mesmo dia
do pedido.
Entre os exemplos citados pelo WSJ estão as lojas da
Wal-Mart, Dollar General, Uline, Ocean Spray e PetSmart, que trouxeram
para a região de Lehigh Valley, na Pensilvânia – ao norte de Harrisburg e
York, e próximo a Nova York – nada menos do que 650 mil m² nos últimos
três anos.
Além das gigantes do varejo, indústrias como Samsung, Stitch
Fix e Isuzu Motors também firmaram contratos de arrendamento para
grandes armazéns na área, que vão desde Lehigh Valley até a região
central da Pensilvânia. No total, desde 2010, a região ganhou mais de 5
milhões de metros quadrados em centros de armazenagem e distribuição.
Segundo
David Egan, diretor de pesquisas para a logística industrial da
corretora CBRE, “na medida em que as cadeias de suprimento se tornam
cada vez mais focadas em acessar um número maior de pessoas, em espaços
de tempo cada vez menores, testemunhamos um esforço bastante
significativo das empresas em tentar reproduzir na costa leste dos EUA
as mesmas instalações que possuem no interior industrial (o chamado
Inland Empire)”.
Com o objetivo de mensurar e acompanhar as
tendências da armazenagem no mundo todo, a empresa de pesquisas e
eventos relacionados à logística Transport Intelligence está realizando
uma pesquisa que será divulgada ao mercado ainda neste ano. Para
participar, basta preencher o questionário Global Warehousing & Logistics Networks 2016, que não exige identificação do usuário.
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