A operação brasileira foi, entre os países onde a Volkswagen atua, a que
registrou a maior queda nas vendas no primeiro trimestre deste em
relação a igual período do ano passado. Foram vendidas 71,1 mil unidades
de janeiro a março, queda de 35,9%, aponta balanço divulgado nesta
sexta-feira, 15, pela montadora. No entanto, no resultado global, a
montadora teve crescimento de 0,8%, para 2,5 milhões de veículos.
No ano passado, quando a Volkswagen registrou a primeira queda
global em 13 anos, o mercado brasileiro também apresentou o recuo mais
acentuado entre as regiões de maior destaque. Em nota publicada hoje em
seu site, a Volkswagen afirma que o mercado brasileiro continua a cair
como resultado da "situação macroeconômica" do país.
Em 2015, a retração das vendas no Brasil foi de 38,1%, para 389,9
mil veículos. À época, outros dois mercados registraram baixas: Rússia
(-36,8%) e China (-3,4%). A diferença é que, neste primeiro trimestre, o
mercado russo reduziu a queda para 16,3% e o mercado chinês cresceu
6,4%.
Quem aparece agora ao lado do Brasil no território negativo são os
Estados Unidos, que tiveram recuo de 5,7%, para 124 mil unidades. Do
lado positivo, além da China, a Alemanha teve crescimento de 1,5%, para
319,5 mil unidades. A Europa como um todo apresentou alta de 3,3%, para
1,05 milhão de veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário