O Ergos Group, de Santos (SP), venceu a licitação para a implantação de um sistema de controle de acesso automatizado ao
Porto de Vitória (ES). A empresa revelou ainda que pretende participar da concorrência para dotar o
Porto de Santos de tecnologia semelhante.
A instalação do sistema integra o projeto Cadeia Logística Portuária
Inteligente (Portolog), desenvolvido pela Secretaria de Portos (SEP) e
que chega ao complexo de Vitória. Ele disponibiliza uma ferramenta
especialmente elaborada para o monitoramento integrado e um eficaz
controle da chegada da carga.
Além de áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa
cobre os corredores rodoviários do país. Para tanto, a Agência Nacional
de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional de Transportes
Aquáticos (Antaq) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL)
participam da iniciativa.
No porto capixaba, a Ergos Group irá instalar “um sistema unificado e
integrado de informações, toda a infraestrutura necessária para a
implantação das tecnologias – que são OCR, com reconhecimento de
caracteres não só placa do veículo como do número do contêiner –,
automação de gates, RFID (tecnologia de radiofre-quência) e circuito
fechado de TV com foco em segurança e controle de acesso”, explicou o
vice-presidente da empresa, Maxwell Rodrigues.
A companhia é subsidiária brasileira da Certus Port Automation,
responsável pela automatização de portos como Roterdã, na Holanda. E
Rodrigues lembra que “Roterdã demorou algo em torno de 20 anos para
chegar no nível de automação que tem hoje, mas iniciou por algum
processo. E esse primeiro passo tem que ser dado. Não adianta
imaginarmos que tudo aquilo que vai ser implementado é muito macro,
grande ou difícil, sendo que o primeiro passo não é dado”.
Segundo o executivo, a empresa deverá instalar e manter, por 36
meses, o sistema no porto capixaba. Neste período, o executivo aposta
que a experiência da implantação do sistema poderá garantir maiores
subsídios para realizar a tarefa no complexo santista.
“Para Santos, conforme a Secretaria de Portos disponibilizou através
do site, existe uma verba de R$ 115 milhões para a implantação desse
projeto que eles chamam de cadeia logística do Porto de Santos. E nós
estamos visando participar justamente por conta do know-how e da
expertise que nós vamos adquirir na implantação do Porto de Vitória.
Existem inúmeros desafios. A gente tem uma série de atores envolvidos
nesse processo – agentes de carga, clientes, caminhoneiros, agentes
marítimos – e temos de garantir a coleta de informações, uma admissão
veloz nos portos e, consequentemente, ajudar toda a cadeia logística,
não só a portuária, como a rodoviária”, destacou.
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