terça-feira, 12 de abril de 2016

Porto de Paranaguá inaugura obras de reforma do cais e do novo prédio administrativo

         O governador do Paraná, Beto Richa, entregou nesta terça-feira (12) as obras de reforma do cais do Porto de Paranaguá, uma das intervenções mais importantes realizadas no terminal nos últimos anos, que garante maior produtividade e moderniza os berços de atracação de navios. Ele também inaugurou o novo prédio administrativo do complexo portuário. Os investimentos somam R$ 93,2 milhões, feitos com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
          A inauguração teve a presença do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, da vice-governadora, Cida Borghetti, do secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa filho, do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, e do diretor comercial da APPA, Lourenço Fregonese.
          A obra de reforço do cais recebeu investimento de R$ 89 milhões. Beto Richa afirmou que as melhorias integram a visão estratégica do Governo do Estado de investimentos em infraestrutura de transporte e logística para alavancar, de forma mais vigorosa, o desenvolvimento econômico do Paraná. “Um porto eficiente e moderno, como se transformou o Porto de Paranaguá, reduz o custo de produção e tem reflexo sobre a economia do Estado, disse ele.
         O governador afirmou que nos últimos cinco anos uma série de medidas e de investimentos garantiram agilidade ao Porto de Paranaguá, com ampliação da capacidade operacional, modernização, compra de novos equipamentos, como os modernos shiploaders (carregadores de navios), que elevaram a produtividade no corredor de exportação.
          “Os investimentos públicos, que passam de R$ 500 milhões em cinco anos, garantem hoje a grande eficiência do Porto de Paranaguá. O porto se tornou uma referência nacional em gestão eficiente e de grandes resultados”, afirmou Richa. “É incomparável o porto que temos hoje com o que era antes. Hoje é um porto sério, com administração profissional, planejamento, integração de todos os agentes e operadores. Essa visão moderna de gestão é reconhecida por todos os operadores, pelo setor do agronegócio, que é responsável pela grande movimentação de cargas, e por todos os agentes portuários do Brasil.”
          Richa destacou os investimentos em dragagem dos canais de acesso, da bacia de evolução e dos berços de atracação, que agora, com a reforma do cais, vão proporcionar uma dragagem linear ao longo de todo o cais. “Com as entregas que fazemos hoje, mais uma vez demonstramos o planejamento contínuo de investimentos, que vai garantir mais um importante avanço ao Porto de Paranaguá”, ressaltou Richa. Ele lembrou que a movimentação no Porto de Antonina também foi ampliada em 130%.
         O ministro Helder Barbalho lembrou que outros investimentos estão acontecendo em decorrência das políticas e ações feitas pelo governo federal, junto com o governo estadual, que resultam em conquistas para os portos paranaenses. Ele citou a nova poligonal, que abre o horizonte de novos investimentos. “Nossa expectativa é que cada vez mais o Porto de Paranaguá possa ter o protagonismo. E para isso precisa estar adequado à expectativa da demanda, que aumenta a todo instante”, disse Barbalho.
          “Estou certo de que com os investimentos que estão sendo autorizados, com a nova poligonal, e com as ações que estão sendo construídas faz-se um ambiente adequado para que a movimentação portuária em Paranaguá possa cada vez maior”, afirmou. O ministro também ressaltou a renovação da concessão de arrendamento do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) por 25 anos. Para isso, foi garantido o investimento de R$ 1,1 bilhão em obras de expansão.
         A reforma do cais se deveu a necessidade de preparar o porto para suportar operações mais pesadas, permitindo a dragagem de nivelamento de todos os berços para uma profundidade maior e oferecendo mais segurança para navegação e atracação dos navios. A última reforma de estrutura do cais do Porto de Paranaguá foi feita no início da década de 90. Com a nova dragagem dos berços, o porto aumentará sua capacidade de movimentação em 10 milhões de toneladas de volume total anual.
          “Esse é um momento importante e diferenciado do Porto de Paranaguá, que tem sido centro da atenção no Brasil”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “O Paraná tem forte atuação no agronegócio e o Porto de Paranaguá não poderia deixar de fazer frente aos investimentos das cooperativas agrícolas, como a Coamo, que anunciou R$ 1 bilhão. Temos de estar atentos”, disse Richa Filho.
          Ele também citou a aquisição dos novos shiploaders, que aumentou em 36% a capacidade no corredor de exportação; a reforma dos berços dos berços e o aprofundamento do calado. “Tudo isso vem garantindo resultados históricos para o Porto de Paranaguá, com sucessivos recordes de movimentação de cargas”, ressaltou José Richa Filho.

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