O governador do Paraná, Beto Richa, entregou nesta terça-feira (12) as obras de
reforma do cais do Porto de Paranaguá, uma das intervenções mais
importantes realizadas no terminal nos últimos anos, que garante maior
produtividade e moderniza os berços de atracação de navios. Ele também
inaugurou o novo prédio administrativo do complexo portuário. Os investimentos somam
R$ 93,2 milhões, feitos com recursos próprios da Administração dos
Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
A inauguração teve a presença do ministro da Secretaria de Portos da
Presidência da República, Helder Barbalho, da vice-governadora, Cida
Borghetti, do secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa
filho, do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, e do diretor
comercial da APPA, Lourenço Fregonese.
A obra de reforço do cais recebeu investimento de R$ 89 milhões. Beto
Richa afirmou que as melhorias integram a visão estratégica do Governo
do Estado de investimentos em infraestrutura de transporte e logística
para alavancar, de forma mais vigorosa, o desenvolvimento econômico do
Paraná. “Um porto eficiente e moderno, como se transformou o Porto de
Paranaguá, reduz o custo de produção e tem reflexo sobre a economia do
Estado, disse ele.
O governador afirmou que nos últimos cinco anos uma série de medidas e
de investimentos garantiram agilidade ao Porto de Paranaguá, com
ampliação da capacidade operacional, modernização, compra de novos
equipamentos, como os modernos shiploaders (carregadores de navios), que
elevaram a produtividade no corredor de exportação.
“Os investimentos públicos, que passam de R$ 500 milhões em cinco anos,
garantem hoje a grande eficiência do Porto de Paranaguá. O porto se
tornou uma referência nacional em gestão eficiente e de grandes
resultados”, afirmou Richa. “É incomparável o porto que temos hoje com o
que era antes. Hoje é um porto sério, com administração profissional,
planejamento, integração de todos os agentes e operadores. Essa visão
moderna de gestão é reconhecida por todos os operadores, pelo setor do
agronegócio, que é responsável pela grande movimentação de cargas, e por
todos os agentes portuários do Brasil.”
Richa destacou os investimentos em dragagem dos canais de acesso, da
bacia de evolução e dos berços de atracação, que agora, com a reforma do
cais, vão proporcionar uma dragagem linear ao longo de todo o cais.
“Com as entregas que fazemos hoje, mais uma vez demonstramos o
planejamento contínuo de investimentos, que vai garantir mais um
importante avanço ao Porto de Paranaguá”, ressaltou Richa. Ele lembrou
que a movimentação no Porto de Antonina também foi ampliada em 130%.
O ministro Helder Barbalho lembrou que outros
investimentos estão acontecendo em decorrência das políticas e ações
feitas pelo governo federal, junto com o governo estadual, que resultam
em conquistas para os portos paranaenses. Ele citou a nova poligonal,
que abre o horizonte de novos investimentos. “Nossa expectativa é que
cada vez mais o Porto de Paranaguá possa ter o protagonismo. E para isso
precisa estar adequado à expectativa da demanda, que aumenta a todo
instante”, disse Barbalho.
“Estou certo de que com os investimentos que estão sendo autorizados,
com a nova poligonal, e com as ações que estão sendo construídas faz-se
um ambiente adequado para que a movimentação portuária em Paranaguá
possa cada vez maior”, afirmou. O ministro também ressaltou a renovação
da concessão de arrendamento do Terminal de Contêineres de Paranaguá
(TCP) por 25 anos. Para isso, foi garantido o investimento de R$ 1,1
bilhão em obras de expansão.
A reforma do cais se deveu a necessidade de preparar
o porto para suportar operações mais pesadas, permitindo a dragagem de
nivelamento de todos os berços para uma profundidade maior e oferecendo
mais segurança para navegação e atracação dos navios. A última reforma
de estrutura do cais do Porto de Paranaguá foi feita no início da década
de 90. Com a nova dragagem dos berços, o porto aumentará sua capacidade
de movimentação em 10 milhões de toneladas de volume total anual.
“Esse é um momento importante e diferenciado do Porto de Paranaguá, que
tem sido centro da atenção no Brasil”, afirmou o secretário de
Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “O Paraná tem forte
atuação no agronegócio e o Porto de Paranaguá não poderia deixar de
fazer frente aos investimentos das cooperativas agrícolas, como a Coamo,
que anunciou R$ 1 bilhão. Temos de estar atentos”, disse Richa Filho.
Ele também citou a aquisição dos novos shiploaders, que aumentou em 36% a
capacidade no corredor de exportação; a reforma dos berços dos berços e
o aprofundamento do calado. “Tudo isso vem garantindo resultados
históricos para o Porto de Paranaguá, com sucessivos recordes de
movimentação de cargas”, ressaltou José Richa Filho.
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