As obras de dragagem no canal de acesso
ao Porto de Santos vão receber investimento de
R$ 369 milhões. O contrato foi assinado nesta quinta-feira (14) pelo
ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP),
Helder Barbalho, com a empresa EEL Infraestruturas Ltda. A ação terá
prazo de 17 meses.
“Com estes investimentos, asseguramos a operação plena do porto e
acenamos para os que estão investindo que devem continuar investindo
porque estamos garantindo o ambiente adequado para que essas operações
tenham pleno sucesso”, disse o ministro Helder Barbalho.
A intenção da EEL é fazer os projetos em três meses e, após isso, em
40 dias, mobilizar as máquinas para iniciar a execução da dragagem,
disse a diretora administrativa da empresa, Cláudia de Carvalho Alves.
As obras de dragagem do contrato assinado nesta quinta-feira são
essencialmente para manutenção dos canais externo e de acesso ao porto. A
manutenção é necessária para conter o assoreamento natural dos canais
de acesso, bacias de evolução e berços de atracação, que acontece de
forma progressiva. Assim, será mantida a profundidade de 15 metros de
ambos os canais, que recebem majoritariamente os navios New Panamax, que
têm 13,2 metros de calado.
“A manutenção em 15 metros garante o acesso ao canal de navegação a
todos os perfis de embarcação que ali operam”, disse o ministro.
A preservação das condições de navegabilidade dos acessos aos portos
garante mais competitividade aos produtos nacionais, pois permite a
diminuição dos custos de frete, do tempo de permanência dos navios no
porto e da capacidade ociosa das embarcações.
Quando o porto perde a profundidade dos canais de acesso, os navios
passam a ter que atracar 'aliviados', ou seja, com menos peso, gerando
os fretes mortos, isto é, o pagamento dos espaços vazios dos navios. Em
média, os navios que aportam em Santos têm capacidade de 8 a 10 mil teus.
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