Os dois guindastes do tipo STS (Ship to Shore)
adquiridos pela APM Terminals Pecém junto à fabricante ZPMC partiram da
China na última terça-feira rumo a uma jornada de seis semanas até o porto cearense. A
empresa informou que o desembarque deverá ocorrer no final de maio, estreando o
novo cais construído pela Cearáportos.
“Os equipamentos estarão entre os maiores do país, capazes de alcançar
até a 22ª fileira de contêineres dos navios. Com excelente
infraestrutura e condições naturais favoráveis, o terminal de Pecém terá
condições de atender grandes embarcações que servem as rotas da Ásia,
África, Europa e Oriente Médio, sem nenhuma restrição”, garantiu o diretor superintendente da APM Terminals Brasil, Ricardo
Arten.
“Além disso, com a abertura do Canal do Panamá para navios maiores e a
localização estratégica de Pecém, o terminal se consolidará como um
potencial distribuidor de cargas, ou seja, poderá receber as principais
linhas de longo curso e distribuir estes contêineres para outros portos
do país e da América do Sul através da cabotagem”, calculou Arten.
A produtividade também é um fator fundamental para estabelecer
vantagem competitiva do terminal. “Selecionamos criteriosamente 34
funcionários para atuarem como operadores, os quais têm participado de
130 horas de treinamento para trabalharem nos guindastes. O objetivo é
que a produtividade média por equipamento alcance 26 MPH (movimentos por
hora) em 2016 e supere os 35 MPH já no ano que vem”, destacou o executivo.
A empresa espera elevar em pelo menos 20% a movimentação no terminal
após a chegada dos guindastes, superando a marca dos cerca de 180 mil
TEUs operados em 2015. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 100 milhões
em novos equipamentos. Além dos guindastes, 9 empilhadeiras de grande
porte e 15 terminal tractors foram adquiridos pela empresa e já operam
no terminal desde o ano passado.
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