A China vai ampliar o seu controle sobre as exportações
brasileiras de minério de ferro e passará a ter poder para regular as taxas de
frete do mercado internacional nos próximos dez anos ou mais, com a compra de 30 navios valemax, o maior cargueiro do mundo, com capacidade para 360 mil toneladas. O investimento total será de US$ 2,5 bilhões.
“Mais uma vez, a China mostrou como o Estado deve adotar uma visão estratégica e de longo prazo, que proporcione a abertura de novas oportunidades para suas empresas e seus trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Severino Almeida, ao avaliar as consequências da operação num momento em que o Governo e a Petrobras discutem a venda de ativos rentáveis da estatal.
O presidente do Sindmar destacou que a China dá provas de sua sabedoria ao investir em um setor fundamental para o desenvolvimento, como o de logística e transporte marítimo. “O Brasil, ao contrário, recorre a ações de curtíssimo prazo, visando resultados imediatos e ignorando o interesse da Nação. A consequência é o desmantelamento de organizações, a eliminação de postos de trabalho e a falta de perspectiva de um ambiente econômico mais próspero,” criticou.
A classe Valemax foi lançada em 2010 pela Vale que, no entanto, entregou ao mercado apenas 18 das 60 unidades planejadas. A mineradora sofreu um grande revés quando a China proibiu os navios de atracar em seus portos, alegando falta de segurança. O embargo foi suspenso em julho do ano passado, quando a companhia brasileira já havia vendido ou alugado as embarcações, inclusive para alguns armadores chineses que agora encomendaram novos valemax.
“Mais uma vez, a China mostrou como o Estado deve adotar uma visão estratégica e de longo prazo, que proporcione a abertura de novas oportunidades para suas empresas e seus trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Severino Almeida, ao avaliar as consequências da operação num momento em que o Governo e a Petrobras discutem a venda de ativos rentáveis da estatal.
O presidente do Sindmar destacou que a China dá provas de sua sabedoria ao investir em um setor fundamental para o desenvolvimento, como o de logística e transporte marítimo. “O Brasil, ao contrário, recorre a ações de curtíssimo prazo, visando resultados imediatos e ignorando o interesse da Nação. A consequência é o desmantelamento de organizações, a eliminação de postos de trabalho e a falta de perspectiva de um ambiente econômico mais próspero,” criticou.
A classe Valemax foi lançada em 2010 pela Vale que, no entanto, entregou ao mercado apenas 18 das 60 unidades planejadas. A mineradora sofreu um grande revés quando a China proibiu os navios de atracar em seus portos, alegando falta de segurança. O embargo foi suspenso em julho do ano passado, quando a companhia brasileira já havia vendido ou alugado as embarcações, inclusive para alguns armadores chineses que agora encomendaram novos valemax.
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