A Ford Motors Co. decidiu encerrar todas as operações na Indonésia e no Japão até
o fim deste ano por não esperar atingir lucratividade sustentável nos
dois mercados. O anúncio foi feito por Karen Hampton, porta-voz da segunda maior montadora dos Estados Unidos, que tem 0,1% de participação de mercado no Japão e 0,6% na
Indonésia. Ela adiantou que todos os escritórios e concessionárias serão
fechados nesses países.
A decisão da Ford destacou a dificuldade
que as fabricantes de veículos têm para entrar em grandes mercados da
Ásia dominados por companhias japonesas, como a Toyota. No Japão, marcas
domésticas correspondem a mais de 90% do mercado de veículos novos. A
Ford atuou por mais de quatro décadas no Japão e vendeu 5 mil unidades
no país no ano passado.
A também norte-americana General Motors
fechou no ano passado sua fábrica na Indonésia e mudou de estratégia ao
se unir com a chinesa SAIC Motor para montar e vender minivans no país. A
região da Ásia e do Pacífico continuará sendo importante para a Ford,
que vende cerca de 6 milhões de veículos por ano em todo o mundo. Na
China, o maior mercado mundial para automóveis, a Ford vendeu 1,1 milhão
de unidades em 2015, um aumento de 3% na comparação com 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário