quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Navegação na Hidrovia Tietê-Paraná será reativada em fevereiro


         O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) confirmou nesta terça-feira (19) que a reativação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, no trecho que passa pela região noroeste paulista, está prevista para ser retomada a partir de fevereiro deste ano.
         A partir das fortes chuvas dos últimos dias, o porto de Pereira Barreto (SP) mudou o cenário. Com a cheia do rio Tietê, a seca que castigava a região mudou a paisagem no local. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Energia e de Logística e Transportes, o aumento nos níveis dos rios Tietê, rio Grande e rio Paranaíba possibilita o restabelecimento da navegação.
         O Departamento Hidroviário esclarece que a cota mínima de navegação é de 325,40 metros. Em alguns trechos da hidrovia está até em 326 metros, mas em alguns pontos abaixo de 324. De acordo com o departamento, o nível precisa subir ainda em alguns pontos e se estabilizar, para as embarcações não terem problemas.
         A navegação havia sido suspensa pela Marinha, em maio de 2014, no trecho do reservatório de Três Irmãos e da eclusa de Nova Avanhandava, em Buritama (SP), agravado pela estiagem que afetou todo o Sudeste do estado.
         O Operador Nacional do Sistema (ONS)  destacou que em agosto do ano passado foram realizadas operações para transferência de água dos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira. A ação irá permitir o restabelecimento e a manutenção do nível necessário para retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário