O principal porto da Coréia do Sul, Busan, no rio Naktong, é importante
ponto de ligação comercial entre o Oceano Pacífico e os países
pertencentes à Eurásia. O complexo aparece na lista dos 10
maiores do mundo, com um movimento estimado em 19,45 milhões de teus em
2015 (número a ser confirmado pela autoridade portuária até fevereiro),
dos quais 48% referem-se ao comércio exterior e 52% em transbordos,
atendendo ao mercado interno.
A expectativa da Autoridade Portuária para 2016 é de conseguir chegar
aos 20 milhões de teus, por meio de uma iniciativa recentemente
anunciada para o desenvolvimento das atividades do porto. Diante de um
mercado absolutamente refreado, e da média geral de crescimento
registrada pelos 10 maiores portos mundiais que não ultrapassou os 4%, a
BPA (Busan Port Authority) admite que os planos para o ano que começou
são um desafio.
No entanto, o porto acredita que chegará à marca dos 20 milhões
de teus por meio de ações como o fortalecimento de suas atividades de
atendimento ao cliente, subsídio aos custos de transporte
intra-terminais para cargas de transbordo, e estabelecimento de uma área
destinada a cargas vazias em New Port.
Além disso, a BPA garante que irá agilizar seus planos de integração do
North Port para oferecer ao usuário um único operador de terminal, que
também será acionista. As construções para o terminal adicional em New
Port serão aceleradas, de modo a atender à demanda de carga e diminuir o
congestionamento em épocas de pico.
Em 2016, a autoridade também
promete manter o foco no desenvolvimento do Distripark, para atrair mais
empresas multinacionais de logística que se estabeleçam nas áreas
oferecidas. Além de aumentar a movimentação de cargas, a ocupação também
deverá gerar novos empregos para o porto.
Para dar assistência às ações programadas, a BPA criou uma área
específica chamada International Business Division, com o intuito de
ajudar o porto a ganhar extensão para os mercados globais e reagir ao
cenário da navegação mundial, atualmente em constante e rápida mudança.
As atribuições da divisão incluem aprimorar a identificação da cadeia
logística, bem como as potenciais oportunidades, por intermédio dos
escritórios de representação da BPA na China, Japão e Europa, e sua rede
de atuação mundial por meio de agências. Além disso, a nova divisão
também deverá trabalhar em pesquisas e análises para detectar novos
mercados e tendências e estabelecer parâmetros analíticos.
A BPA também pretende intensificar suas atividades atuais com outros
portos, especialmente aqueles situados em países em desenvolvimentos, de
maneira a compartilhar seu conhecimento e experiência na administração e
na operação portuária. O porto acredita que essas iniciativas deverão
aumentar a cadeia logística e direcionar melhor a sua movimentação
global.
O CEO da BPA, Yejong WOO, ressaltou que, “na condição
de um dos maiores portos de contêineres do mundo, devemos manter os
nossos esforços concentrados nos mercados internacionais, de modo a
garantir a continuidade do crescimento e desenvolvimento do setor”. “Estamos geograficamente bem localizados para o manuseio de
cargas domésticas, internacionais e de transbordo, e nossas instalações
modernas fazem do Porto de Busan uma excelente escolha para os armadores
e embarcadores”, acrescentou ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário