A MRS desenvolveu um sistema de acompanhamento de cargas com o objetivo de disponibilizar e trocar informações entre a empresa, clientes e fornecedores. Entre as principais funções do sistema, ele
permite ao usuário o acompanhamento do transporte que está sendo
realizado, com possibilidade de visualizar a localização atual do
produto, horário de saída da origem, bem como a previsão de chegada ao
destino.
Com investimento ao longo de cinco anos que chegam a aproximadamente R$
500 mil, a companhia já conta com clientes em seu uso como Vale, Usiminas,
CSN, Fibria, AB Areias, Cimento Tupi, Cimento Holcim, dentre outros.
Utilizado desde 2010, “o sistema surgiu para atender a necessidade de
previsibilidade de entrega da carga e vem desde então recebendo
melhorias e customizações”, c
Segundo a empresa o sistema permite ainda, a visualização de histórico
dos transportes realizados em períodos anteriores, com informações de
datas e horários, inclusive quando há o complemento do transporte
ferroviário pelo modal rodoviário. As informações apresentadas sempre
possibilitam a estratificação em maiores detalhes até a possibilidade de
acompanhamento de cada mercadoria através da nota fiscal.
A plataforma única pode melhorar, e muito, o resultado
de entrega dessa carga. O sistema contribui com a agilidade da
informação e permite melhor planejamento de clientes e fornecedores,
sendo possível para clientes até mesmo a alteração na decisão de
priorização de entrega. Atributos esses considerados diferenciais na
prestação do serviço logístico, argumenta.
O sistema que traz ainda a possibilidade de os fornecedores utilizarem
as informações do sistema para se programarem para realização dos
serviços contratados, além de informarem a realização dos mesmos. Isso promove a integração e a agilidade na troca de informações
com a operação e controle MRS, que também é realizada com vários
clientes. Os fornecedores ainda utilizam o sistema para realizar o
faturamento pelos serviços prestados.
Além disso, são considerados os serviços
acessórios, que são complementares à ferrovia (pontas
rodoviárias, enlonamento e terminais). Os fornecedores dos serviços
acessórios contratados pela MRS obrigatoriamente devem registrar o
planejamento e realização das entregas e/ou recebimento da carga. As
informações geradas são validadas pelo sistema de Acompanhamento de
Carga através de interface com sistema de faturamento da companhia,
liberando então a emissão de cobrança pelo fornecedor, explica a companhia.
Quando colocado como um tipo de modernização que poderia ajudar a
melhorar a competitividade das ferrovias frente ao rodoviário, a MRS destaca que muitos transportadores rodoviários oferecem o rastreamento de
carga por satélite, e explica que o sistema Acompanhamento de Cargas da
MRS ajuda a melhorar a competitividade na medida que oferece suporte
além do rastreamento, “com diferencial de previsibilidade de chegada e
gerenciamento de fila, apresentando-se como solução mais completa para a
logística do cliente”.
Por existirem poucos casos de roubo na ferrovia, a transportador ressalta ainda que o
sistema não foi concebido com finalidade similar à do rodoviário. A
principal finalidade é auxiliar no gerenciamento e planejamento do
transporte. A MRS possui um processo de
constante revisão dos seus sistemas, o que inclui o Acompanhamento de
Cargas, com base nos retornos obtidos pelos clientes, fornecedores e
demais usuários. O sistema funciona como uma plataforma online, onde
perfis de acesso são criados de acordo com a natureza do usuário
(cliente/fornecedor). Portanto, o Acompanhamento de Cargas se mantém em
melhoria contínua, focado em evoluções que buscam melhorar follow-up dos
processos.
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