A Kalmar, empresa do grupo Cargotec, lançou neste mês no mercado
Ásia-Pacífico o seu novo sistema de motores de tração para guindastes.
Batizado de K-Motion, o equipamento foi instalado no guindaste Kalmar
Gloria, e deverá aumentar a eficiência e produtividade dos
reachstackers, com a melhora dos prazos de carregamento, ergonomia e
segurança.
A maior promessa do novo equipamento, no entanto, foi a
redução do consumo de combustível, o que, consequentemente diminuiria as
emissões de poluentes e o tempo de operação. Lançado em 19 de janeiro
em Xangai, na China o novo equipamento já havia sido introduzido nos
mercados europeus desde 2015.
A solução faz parte do comprometimento da Kalmar em desenvolver soluções
para ajudar o consumidor a atingir suas metas de movimentação,
minimizando o impacto ambiental de suas operações. O K-Motion oferece
uma combinação de tecnologias mecânicas e de hidrostática que prometem
uma transmissão mais eficiente, sem a necessidade de um motor de
dimensões exageradas, mantendo a potência tanto da movimentação
terrestre, quanto de suspensão aérea.
Com o novo equipamento, a empresa
espera reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 40%. O sistema inteligente de controle do motor K-Motion permite maior
precisão, tanto em velocidades altas quanto baixas, por distribuir a
potência para aumentar a eficiência. O câmbio, também melhorado, permite
que a dirigibilidade seja mais exata, e as operações se tornem mais
seguras no momento de reagir a potenciais problemas.
A empresa também
garante que a cabine possui um design ergonômico que ajuda a reduzir a
fadiga do operador. O Vice-presidente executivo da Kalmar para a região Ásia – Pacífico, Ken
Loh, disse que a empresa desenvolveu o novo equipamento depois de ouvir
as necessidades dos próprios clientes.
Por permitir o uso de um motor menor, os guindastes operados com a
tecnologia K-Motion, originalmente planejados para manuseio de
contêineres e cargas intermodais e industriais, ajudam a reduzir o
barulho do motor, o que propicia seu uso em áreas de preservação.
“Mais do que nunca, os terminais hoje em dia passam pela necessidade de
aumentar sua capacidade, cortar custos e reduzir as pegadas ambientais
em todas as operações”, destacou Stefan Johansson, diretor de Marketing e
Vendas da Kalmar Reachstackers.
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