As expectativas para 2016 são promissoras para o Haropa-Porto
de Le Havre. O 5º maior complexo portuário do norte da Europa apresentou no ano passado um aumento de 2,4% em seu tráfego marítimo, acima maior do crescimento econômico da França e da Europa e prevê para esse ano
entre investimentos públicos e privados um aporte de € 500 milhões.
No balanço de 2015, um relatório produzido pelo Haropa apontou que nos
comércios os granéis líquidos registraram aumento de 5,7% se
beneficiando das condições econômicas favoráveis, entre elas o aumento
de 7,5% nas importações de petróleo bruto. Os produtos refinados
atingiram recorde de 12,6 milhões de toneladas em Le Havre. Outro
recorde de fertilizantes foi registrado em Rouen, com um tráfego de 1,34
Mt, o que o torna o melhor resultado dos últimos 30 anos. Os outros
granéis líquidos (fertilizantes, químicos) estão em ascensão,
especialmente devido a bons resultados em matéria de exportação.
Segundo o relatório de resultados de 2015 da Haropa, o tráfego de
grãos atingiu níveis elevados com 8,17 milhões de toneladas (12,6%), o
melhor ano desde 2010 e o segundo melhor ano para 15 anos. O tráfego de
contêineres permaneceu estável em TEU (+ 0,7%). Como resultado de uma
ligeira queda em transbordo, que é explicada pelo complexo, como “de
natureza mais voláteis e menos estruturante”, um resultado que esconde
um desenvolvimento significativo do tráfego terrestre de Le Havre (+ 3%,
56.000 teus até 1,94).
A Haropa mostra ainda que os negócios dos terminais ro-ro estão
aumentando também, uma alta de 7%, expressando assim o bom
posicionamento do porto no mercado, o que torna possível aproveitar a
oportunidade da recuperação do setor de automóveis. Os resultados de
2015, de acordo com o relatório, confirmam a atratividade do Porto
Haropa e seu impacto positivo na economia. O último estudo do INSEE
mostra o aumento do número de postos de trabalho nas comunidades
portuárias de Le Havre e Rouen (+ 0,8%).
Respaldado pelos resultados positivos registrados em 2015 e na quantidade de
investimentos públicos e privados programados para 2016, Haropa
acredita que esse seja o caminho certo para manter o bom desempenho.
Entre os vários compromissos, em termos de logística e assentamentos
industriais realizados no ano passado, o complexo destaca como
essenciais o grupo Panhard, no porto de Le Havre e Rouen; o Sarpi no
Porto de Limay-Porcheville e o acordo assinado com a Société du Grand
Paris, no Porto de Bonneuil para a construção do “Grand Paris Expresso”
Linha do Sul 15.
O relatório destaca ainda, a adição total dos investimentos realizados
em 2015 – que somaram € 350 milhões – feitos pelas empresas
(industriais, de logística, estivadores e outros clientes) estabelecidas
nos três portos. Para 2016, mais de € 400 milhões em investimentos privados são
esperados, alguns tidos como emblemáticos, como o das empresas Beuzelin
(em construção) e Tessenderlo em Rouen; Prologis, SDV e LBC Sogestrol,
em Le Havre, a Segro (pela sua subsidiária Vailog), DSV no Porto de
Gennevilliers, e os responsáveis pelo setor dos materiais de construção
“(Cemex, CRH, Lafarge-Holcim, Unibeton) nos diferentes portos de Paris,
especialmente.
Em relação aos investimentos públicos, a empresa aponta que os
três portos de Haropa – apoiados pela Europa, o Estado, as regiões da
Normandia e Ile-de-France e as cidades – vão continuar a sua política de
investimento dinâmico esse ano, com valores estimados em cerca de € 150
milhões. Entre eles: os planos de urbanização para François 1 e
Tancarville do porto de Le Havre e o lançamento de uma nova fase da
dragagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto de Rouen (entre
Currval e Duclair). O programa em grande escala funciona em torno do
projeto do ‘Grand Paris “(criação do porto de Vitry-sur-Seine e a
continuação do projeto de Port Seine Métropole Ouest (PSMO).
A visão de Haropa é de que a oferta de serviços de transporte já está no
mais alto padrão europeu, com a presença das quatro grandes alianças de
armadores mundiais de contêineres. Para o porto, o ano é decisivo. Depois de um começo difícil, o complexo ressalta o desenvolvimento como
peça chave de 2016. A expectativa é de um contínuo desempenho para do
tráfego fluvial, o começo das operações do terminal multimodal de Le
Havre e o início comercial do pátio ferroviário.
Sobre o transporte fluvial, após a abertura em 2015 do terminal
Longueil-Sainte-Marie, Haropa destaca que os 10 terminais terrestres são
agora capazes de atingir cinco regiões com 38 serviços semanais
regulares. Após um ano particularmente dinâmico como o de 2015, Haropa conclui
dizendo que pretende continuar a melhorar a sua oferta ao longo de todo
o ano de 2016, ”reforçando assim o seu papel como uma das principais
partes interessadas para o desenvolvimento dos nossos territórios e para
a competitividade da França”.
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