quinta-feira, 25 de março de 2021

Tripulação de navio brasileiro infectada por Covid-19 coloca Islândia em alerta máximo

 A situação de pandemia nos países nórdicos está sob controle, por conta de seu estrito protocolo de teste da Covid-19. Um desses países, a Islândia, exige testes de cinco dias para todos os que tocam em seu solo por mar ou ar. Mas um novo navio brasileiro alertou as autoridades.

O navio "Taurus Confidence" chegou à região de Reyðarfjörður, no leste da Islândia, com uma tripulação infectada pela Covid-19. Dez dos 19 tripulantes do navio vindos de São Luís do Maranhão tiveram teste positivo para o vírus. Eles fazem parte do navio que fornece albumina para as fábricas de alumínio da Islândia.

Até agora, a tripulação infectada está isolada em quarentena a bordo do navio. Os marítimos estão sob estrita vigilância policial. A embaixada chinesa foi informada sobre a situação, pois todos os 19 tripulantes são cidadãos chineses.

Um relatório do Ministério da Saúde islandês revela que a tripulação infectada tem a variante brasileira P.1 do vírus, informa Kári Stefánsson, diretora da DeCode, empresa de pesquisa genética encarregada do sequenciamento da Covid na Islândia.

Isso fez com que o país ficasse em estado de alerta por ser o primeiro caso da cepa brasileira no país. Até agora, essa variante estava ausente na Islândia. O Departamento de Saúde tomou todas as precauções e está monitorando rigorosamente a situação para evitar a propagação da nova cepa no país.

Embora a situações esteja sob controle, as autoridades de saúde temem o que acontecerá quando os infectados precisarem de hospitalização. Em tal condição, a disseminação da nova cepa se tornará uma preocupação potencial.

Inicialmente, um dia antes da chegada, o capitão do navio notificou as autoridades portuárias sobre sete pacientes com a Covid a bordo do navio, informou Garðar Jóhannsson, diretor da Nesskip, uma empresa de navegação islandesa, o agente marítimo local do navio. Até 23 de março, 4,5% da população da Islândia, quase 16.906 pessoas, receberam as duas doses completas da vacina.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário