terça-feira, 30 de março de 2021

Analista diz que armadores estão dando as cartas na negociação de tarifas de fretes com os usuários


 Os navios estão ficando muito grandes? Esta é a pergunta que o analista Jon Monroe apresenta em seu relatório semanal ao comentar sobre o infeliz acidente do "Ever Given", que encalhou no Canal de Suez em 23 de março, dificultando a travessia vital do transporte marítimo. "Vários portos continuam a expandir suas capacidades para lidar com navios cada vez maiores, à medida que surgem problemas que sugerem que os navios podem ser muito grandes", disse ele.

O incidente no Egito foi adicionado a uma lista de graves problemas no setor marítimo no ano passado: congestionamento de terminais, tempo prolongado de descarga, queda de contêineres, falta de equipamento, sistemas hackeados. "Em que ponto as companhias marítimas vão parar de buscar crescimento para se concentrar na prestação de serviços?", Pergunta Monroe, diante da perspectiva alarmante.

Monroe também analisa as negociações de contrato que os BCOs e os NVOCCs estão desenvolvendo de forma diferente este ano. “As companhias marítimas têm tudo para ganhar e é realmente o jogo delas. Embora não seja assim há muitos anos e é bom vê-las ganhar dinheiro e parece que estão dispostas a mudar as regras do jogo também ," ele diz.

Ele explica ainda que, além do frete marítimo, os custos estão subindo. As medidas das companhias marítimas para garantir o maior número possível de navios aumentaram as taxas de frete. “Com os custos de afretamento de navios e aumentos de bunker, pode levar algum tempo até que eles possam pagar uma redução nas taxas, a menos que haja um colapso total do comércio mundial”, observa Monroe.

 

 

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