quarta-feira, 24 de março de 2021

Exportadores de grãos do Brasil e de madeira do Uruguai precisam recorrer a navios cape size

 

Os embarques de madeira e grãos estão sendo embarcados em uma classe de navio normalmente reservada para outros tipos de carga, já que a forte demanda por transporte de commodities está causando interrupções no fornecimento de navios, relata a Bloomberg.

Madeira do Uruguai e grãos do Brasil serão carregados em grandes navios Capesize neste mês ou no próximo, de acordo com dados de transporte da S&P Global Platts. Esses navios são normalmente usados ​​para transportar carvão e minério de ferro, as duas principais cargas do setor a granel. Em vez disso, a madeira é normalmente transportada em navios menores, de acordo com o CEO da Genco Shipping & Trading Ltd., John Wobensmith.

"Isso mostra o quão apertado está o mercado de carga a granel, e só vai ficar mais apertado", disse Wobensmith em uma entrevista. As altas taxas de frete “não são coisa para os próximos três meses, isso tem pernas até 2022 devido à situação de baixa oferta”.

As tarifas para navios de grande porte estão em média US $ 18.000 / dia até agora neste ano, um aumento de quase 40% em relação à média do ano passado, de acordo com Wobensmith. As tarifas devem continuar subindo, ajudadas pelos fortes volumes de importação de carvão na Índia e no Vietnã, e pelo aumento das exportações de grãos e minério de ferro do Brasil, disse ele.

A Genco, que está listada na Bolsa de Valores de Nova York, possui 41 navios e suas ações na empresa dobraram no ano passado. Os navios grandes são normalmente usados ​​para minério de ferro e carvão, cargas que responderão por cerca de 2,7 bilhões de toneladas do comércio marítimo este ano, representando a maior fonte de demanda por cargueiros de commodities não petrolíferas, de acordo com a Clarkson Research.

Em tempos normais, carregamentos mais especializados, como madeira serrada, costumam ser entregues em embarcações menores, como o Panamax, o maior que navega pelo Canal do Panamá. Mas os custos dessas embarcações dispararam a ponto de ficarem mais caros que os Capesizes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário