quinta-feira, 25 de março de 2021

Porta-contêiner de mais de 20 mil teus encalha e obstruí totalmente o Canal de Suez

 O Canal de Suez está fechado ao tráfego marítimo depois que o navio porta-contêineres de 400 metros de comprimento e 50 metros de largura e 20.300 TEUs de capacidade, "Ever Given", encalhou o bulbo da proa, deixando o navio praticamente na diagonal alguns quilômetros do acesso sul da hidrovia, que em sua parte mais estreita tem menos de 300 metros de largura. O incidente incomum fez com que todo o tráfego marítimo entre o Mediterrâneo e o norte do Mar Vermelho e do Oceano Índico fosse interrompido até novo aviso, relatou o La Vanguardia.

Evergreen, o armador do navio, em breve comunicado afirmou que “o navio porta-contêiner encalhou acidentalmente, provavelmente após ser atingido por uma rajada de vento”, algo absolutamente viável, devido ao volume adquirido pelo navio quando totalmente carregado. A embarcação pertencente ao Registro de Navios do Panamá, construída no Japão em 2018, tem 199.489, partiu da China para a Holanda. Atrás do navio emperrado, 15 navios permanecem esperando a estrada ser limpa.

A Autoridade do Canal de Suez, empresa pública egípcia que administra a instalação, iniciou imediatamente uma operação de desbloqueio do navio, encalhado a boreste de seu curso, ou seja, na margem direita do canal ao norte. Quatro rebocadores foram enviados do sul e dois do norte para tentar posicionar o navio de forma que ele possa navegar novamente ou, pelo menos, mantê-lo de um lado do canal para tentar viabilizar os navios que o seguiram para passar pelo comboio para o norte desde terça-feira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário