segunda-feira, 15 de março de 2021

Navio indiano é o primeiro da história marítima tripulado exclusivamente por mulheres

 

         Numa tentativa de atender os esforços das mulheres para romper os estereótipos em um setor marítimo dominado pelos homens, o ministro de Mar, Portos e Navegação da Índia, Mansukh Mandaviya, saudou a tripulaçãpo exclusivamente feminina a bordo do navio MT Swrna Krishna.

         "A iniciativa comemorou o Dia Internacional da Mulher,registrado em 8 de março de 2021”, explicou Mandaviya. Segundo o ministro, o navio “zarpou carregado de derivados de petróleo, do terminal de granulados líquidos ”.

         Esta é a primeira vez na história marítima que um navio cargueiro é tripulado somente por mulhere. Mandaviya destacou que mesmo antes desta viagem pioneira já era importante a contribuição feminina para o segmento de navegação.

         Já HK Joshi, dirigente da Corporação Marítima Indiana (SCI), revelou que foi feito um esforço para realizar "esta mudança de paradigma" no setor marítimo. Ele elogiou o papel das mulheres historicamente nas mais diversas operações envolvendo as atividades portuária e de navegação.

         “A mudança, na verdade, ocorreu de forma gradual, com a percepção dos marinheiros homens entendendo a importância da presença das mulheres no setor”, disse Joshi.”Os princípios e orientação definidos pela SCI estimularam iniciativas que valorizassem e possibilitassem a participação feminina”, esclareceu. Citou a flexibilidade para a presença de representantes dos dois sexos como aspirantes a cadetes do Instituto Marítimo para a Promoção do Mar, promovendo a integração do setor marítimo;

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário