sexta-feira, 12 de março de 2021

Ministro da Infraestrutura diz que investimentos no Arco Norte serão fundamentais para o escoamento de cargas

           O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, participou de uma call com fundos investidores e gestores do HSBC para apresentar os projetos de concessão do Governo Federal, em especial as obras do Arco Norte e seu potencial impacto no sistema de infraestrutura e implicações no comércio agrícola brasileiro.         

   Tarcísio explicou aos investidores que o ano de 2020 foi importante para estruturar e modelar os projetos e que 2021 será o ano de implementá-los. Ele citou a Infra Week, série de leilões de ativos que acontecerá entre os dias 7 e 9 de abril.

    A expectativa é arrecadar R$ 10 bilhões em investimentos privados com as concessões. Estão na lista 22 aeroportos, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia, e cinco terminais portuários.

   O ministro também tirou dúvidas sobre as obras do Arco Norte, região que compreende os estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e segue até o Maranhão. Ele destacou a Ferrogrão, ferrovia 933 km de extensão, que irá conectar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba.

   “Este é um dos principais projetos do nosso ministério. Será um corredor verde, que irá reduzir em 1 milhão a emissão de CO2 da atmosfera e irá revolucionar o transporte de cargas na região. Estamos certos que ela será um sucesso e os players já se mostram cada vez mais interessados em participar da concessão”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário