segunda-feira, 8 de março de 2021

Governo quer licitar pelo menos 17 contratos de concessão de terminais marítimos este ano

 

          O governo federal programou a licitação de pelo menos 17 contratos de concessões de terminais. Entre eles, já foram definidos os referentes à Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), abrangendo os portos de Vitória e Barra do Riacho.

          O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comentou que “esta é uma das licenças mais importantes dos Portários dos Territórios e, mais importante, trataremos do assunto da C secorte do Marfim.”.

          "Após o encaminhamento da licitação da Codesa, realizaremos as licenças portuárias de Santos, São Sebastião, Itajaí e da Codeba (Companhia Docas do Estado da Bahia), adiantou o ministro. “As licitações são viáveis mesmo em um ano de pandemia", garantiu.

          A carteira nacional (organizada por mais terminais privados) mobilizou um quarto de 1,151 milhão de toneladas, um aumento de 4,2% em relação a 2019. A partir das cifras, os Terminalos de Uso Privado (TUPs) mobilizaram 760 milhões de toneladas da tonelada.

         As organizações fecharam o perído com 391 milhões de toneladas de mercadorias. Desde os dados de 2010 a 2020, os TUPs aumentaram sua mobilidade em 40%. No mesmo período, as manipulações mais bem organizadas foram de 31,7%.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário