quinta-feira, 18 de março de 2021

Expansão do comércio eletrônico é de 160% entre 2014 e 2019, acelerada a partir do ano passado pela Covid-19

 

         As vendas do comércio eletrônico cresceram 160% entre 2014 e 2019, entre seis e oito vezes a taxa de crescimento do varejo tradicional. Essa tendência global só foi acelerada pela pandemia - passou de 13% para 17% do comércio varejista total em um ano. E a mudança provavelmente será permanente. Um estudo da McKinsey & Company sobre a recuperação do varejo da Covid-19 conclui que a penetração online deve permanecer de seis a 13 pontos percentuais acima dos níveis pré-pandêmicos.

          Para a McKinsey, isso representa uma grande oportunidade para empresas de logística contratada. Bens de consumo e varejo respondem por quase metade do mercado de logística, e o crescimento do e-commerce impulsionou a demanda por distribuição "omnicanal", que conta com um único sistema de gerenciamento de estoque para atender aos pedidos da loja, tradicional e e-commerce. A consultoria projeta que o valor total da distribuição omnicanal continuará crescendo 7% ao ano, passando de US $ 600 bilhões em 2019 para US $ 840 bilhões em 2025.

          Mas como as empresas de logística contratada podem obter uma fatia maior do bolo omnicanal? Para a McKinsey, as empresas de logística que já operam em determinada escala e com meios financeiros podem começar por entender as necessidades de seus clientes, que evoluíram com as mudanças no comportamento do consumidor e no panorama logístico. A consultoria descreveu quatro tipos de clientes emergentes - cada um com um conjunto específico de necessidades e requisitos logísticos:

 

          - "Eu faço tudo": O cliente contrata a logística na sua totalidade. A empresa de logística -como máximo- assessora no desenvolvimento da infraestrutura.

 

          - "Opero por conta própria": A empresa de logística opera o armazém, enquanto o cliente controla o transporte, os níveis de estoque e os investimentos em armazém e automação.

 

          - "Aproveitar ao máximo os meus estoques através da sua rede": A empresa de logística controla o cumprimento de todo o estoque que o cliente decidir colocar no armazém. É responsável pela gestão do armazém e pelo transporte de entrada e saída.

 

          - "Não quero lidar com logística": A empresa de logística oferece o atendimento como solução, otimizando de forma holística o estoque e o atendimento em todas as posições.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário