A Wilson Sons foi a única companhia brasileira a integrar o projeto, iniciado em 2015. “Até agora, o setor não tinha um padrão único para medição do bollard pull (tração estática) dos rebocadores. O objetivo foi criar uma referência unificada, com base científica. A formulação desse padrão trará benefícios comerciais e estratégicos para as companhias”, explica Adalberto Souza, diretor executivo dos estaleiros da Wilson Sons.
Antes de iniciar a pesquisa, o instituto MARIN encontrou muitas diferenças relacionadas à medição do bollard pull dos
rebocadores. Para definir o
padrão, foram investigados 16 parâmetros que afetam o desempenho dessas
embarcações: da distância ao cais, vento, ondas, profundidade e
densidade da água às características do rebocador, como hélice e
casco da embarcação, consumo de combustível, entre outros.
Adalberto
explica que, para ser aplicado no Brasil, o padrão deve ser homologado
pela Autoridade Brasileira, por meio da Diretoria de Portos e Costas
(DPC), via Norman, processo que ainda está em andamento. Os estaleiros
da Wilson Sons construíram 58 rebocadores nos últimos 30 anos. O último
foi entregue no segundo semestre de 2019. Com 90 toneladas de bollard pull, o WS Aries é o rebocador mais potente em operação nos portos brasileiros.
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