Até agora,
2020 tem sido um ano particularmente difícil para o setor de navios
porta-contêineres, que foi abalado por atrasos prolongados nos portos e um
número recorde de navios ociosos desde janeiro. Juntamente com muitos outros
setores, esses navios foram os mais atingidos pela pandemia de coronavírus
(Covid-19), com limitações operacionais e redução da demanda por mercadorias da
China. No entanto, um relatório VesselsValue (VV) indica que as coisas estão
começando a melhorar.
De acordo com a VV, as receitas de
navios porta-contêineres diminuíram consideravelmente em relação aos máximos de
vários anos registrados no final de 2019 e no início de janeiro de 2020. Não
surpreendentemente, o segmento mais volátil foi o dos grandes navios
porta-contêineres pós-Panamax, cujas receitas foram diminuíram cerca de 60%, de
US$ 30.000 por dia no início de janeiro de 2020 para US $ 12.000 em junho de
2020.
Os segmentos menores também caíram
para níveis próximos aos custos operacionais (OPEX). Atualmente, não há sinais
de reversão dessa tendência. No entanto, se as economias ocidentais saírem à
frente, libertando-se das quarentenas, o aumento do gasto do consumidor e a
demanda por bens importados poderão fazer com que as tarifas se recuperem.
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