quinta-feira, 9 de julho de 2020

Retomada das exportações chinesas aumenta procura por navios porta-contêineres


          Até agora, 2020 tem sido um ano particularmente difícil para o setor de navios porta-contêineres, que foi abalado por atrasos prolongados nos portos e um número recorde de navios ociosos desde janeiro. Juntamente com muitos outros setores, esses navios foram os mais atingidos pela pandemia de coronavírus (Covid-19), com limitações operacionais e redução da demanda por mercadorias da China. No entanto, um relatório VesselsValue (VV) indica que as coisas estão começando a melhorar.
          De acordo com a VV, as receitas de navios porta-contêineres diminuíram consideravelmente em relação aos máximos de vários anos registrados no final de 2019 e no início de janeiro de 2020. Não surpreendentemente, o segmento mais volátil foi o dos grandes navios porta-contêineres pós-Panamax, cujas receitas foram diminuíram cerca de 60%, de US$ 30.000 por dia no início de janeiro de 2020 para US $ 12.000 em junho de 2020.
          Os segmentos menores também caíram para níveis próximos aos custos operacionais (OPEX). Atualmente, não há sinais de reversão dessa tendência. No entanto, se as economias ocidentais saírem à frente, libertando-se das quarentenas, o aumento do gasto do consumidor e a demanda por bens importados poderão fazer com que as tarifas se recuperem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário