A Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou o projeto de concessão de
Ferrogrão para análise pelo Tribunal de Contas da União (TUP). A nova ferrovia
conectará Sinop, no norte de Mato Grosso, com Itaituba, no Pará. O projeto foi
assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e cabe
agora ao TCU analisar a documentação para publicar o edital no final do ano.
Ferrogrão será uma das rotas mais
importantes do Brasil e um dos ativos mais esperados pelos investidores. Com
933 km de extensão, tem papel importante no fluxo da produção de milho, soja e
farelo de soja do estado de Mato Grosso, prevendo também o transporte de óleo
de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados de petróleo.
A implantação consolidará o novo
corredor ferroviário de exportação do país através do Arco Norte, que liga
Sinop ao Porto de Itaituba. Também está prevista a filial de Santarenzinho,
entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis, com 32 km, e a
filial de Itapacurá, com 11 km.
O projeto, que considera um
investimento de mais de US $ 1.500 milhões, enfrenta a expansão da fronteira
agrícola brasileira e a demanda por uma infraestrutura integrada de transporte
de carga. O projeto facilitará as condições de tráfego na BR-163 / PA,
reduzindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com manutenção e manutenção.
"Hoje, mais de 70% da colheita
de Mato Grosso é vendida pelos portos de Santos e Paranaguá, a mais de 2.000
quilômetros da origem. Esse cenário mostra a relevância do projeto no sistema
de logística de carga do país. , sendo um diferencial por sua atratividade para
potenciais investidores ", enfatizou o ministro.
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