terça-feira, 14 de julho de 2020

ANTT apresenta projeto de concessão da Ferrogrão


          A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou o projeto de concessão de Ferrogrão para análise pelo Tribunal de Contas da União (TUP). A nova ferrovia conectará Sinop, no norte de Mato Grosso, com Itaituba, no Pará. O projeto foi assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e cabe agora ao TCU analisar a documentação para publicar o edital no final do ano.
          Ferrogrão será uma das rotas mais importantes do Brasil e um dos ativos mais esperados pelos investidores. Com 933 km de extensão, tem papel importante no fluxo da produção de milho, soja e farelo de soja do estado de Mato Grosso, prevendo também o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados de petróleo.
          A implantação consolidará o novo corredor ferroviário de exportação do país através do Arco Norte, que liga Sinop ao Porto de Itaituba. Também está prevista a filial de Santarenzinho, entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis, com 32 km, e a filial de Itapacurá, com 11 km.
          O projeto, que considera um investimento de mais de US $ 1.500 milhões, enfrenta a expansão da fronteira agrícola brasileira e a demanda por uma infraestrutura integrada de transporte de carga. O projeto facilitará as condições de tráfego na BR-163 / PA, reduzindo o fluxo de caminhões pesados ​​e os custos com manutenção e manutenção.
          "Hoje, mais de 70% da colheita de Mato Grosso é vendida pelos portos de Santos e Paranaguá, a mais de 2.000 quilômetros da origem. Esse cenário mostra a relevância do projeto no sistema de logística de carga do país. , sendo um diferencial por sua atratividade para potenciais investidores ", enfatizou o ministro.


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