quinta-feira, 16 de julho de 2020

Estados Unidos pressionam classificadoras e seguradoras de navios para atingir a Venezuela


          Vários classificadores e algumas seguradoras de navios decidiram retirar os serviços aos navios-tanque que participam do comércio de petróleo venezuelano. Isso ocorre como conseqüência do aperto das sanções dos Estados Unidos contra o país latino-americano, informou a Reuters.
          Essas sanções levaram as exportações de petróleo da Venezuela aos níveis mais baixos em quase 80 anos, privando o governo Nicolás Maduro de sua principal fonte de renda e deixando as autoridades sem dinheiro para importações essenciais, como alimentos e medicamentos.
          O enviado especial de Washington à Venezuela, Elliott Abrams, explicou que nos últimos meses os Estados Unidos se concentraram na indústria marítima, em um esforço para aplicar melhor as sanções ao comércio de petróleo e isolar Caracas. "A maioria dos armadores, seguros e capitães simplesmente vai dar as costas à Venezuela (...) Não vale a pena o trabalho ou o risco para eles", afirmou.
          Da mesma forma, ele reconheceu que o país presidido por Donald Trump está pressionando companhias de navegação, seguradoras, certificadoras e Estados de bandeira que registram navios. O objetivo é que as agências de classificação determinem se os navios violaram os regulamentos de sanções, para que retirem a certificação, se for o caso. Isso ocorre porque, sem certificação, um navio e sua carga não têm seguro. Além disso, os armadores também violariam contratos comerciais que exigem a manutenção de certificados.
          Um dos principais classificadores do mundo, o Lloyd's Register, informou que havia retirado os serviços de oito navios-tanque que participavam do comércio com a Venezuela. "De acordo com nosso programa de cumprimento de sanções, quando tomamos conhecimento de embarcações que operam em violação às leis de sanções relevantes, a classificação LR foi retirada", disse uma porta-voz da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário