terça-feira, 7 de julho de 2020

Governo mexicano publica Plano 2020/2024 para o sistema portuário


          O Governo do México publicou o Plano 2020-2024 do Ministério das Comunicações e Transportes (SCT), por meio do qual concedeu à operação portuária a maior importância como alavanca para o desenvolvimento regional, buscando melhorar as conexões intermodais, reduzir os custos do país e promover cabotagem, destacou InfoTransportes.
          O plano enfatiza o potencial das regiões portuárias dos 117 gabinetes e terminais habilitados ao longo de 11 mil quilômetros de litoral, dos quais 71 são concessionados em 25 Administrações Portuárias Abrangentes (API) e 14 como API-Federal responsável da Coordenação de Portos do México.
          Dentre os objetivos, destaca-se a promoção da educação náutica, com o objetivo de elevar para a Universidade o sistema operado pelo Training and Training Trust para o Pessoal da Marinha Mercante Nacional (FIDENA). O objetivo é expandir a oferta educacional em combinação com a Universidade Marítima, para que os profissionais da esfera marítima se especializem. Ele também busca reforçar os planos de estudo para que os marinheiros mercantes graduados sejam altamente qualificados e competitivos em escala global.
          Além disso, o objetivo é estabelecer nós industriais e centros de produção nos portos, a fim de consolidar a rede de infraestrutura portuária como um gatilho para o desenvolvimento regional, melhorando a conectividade multimodal para fortalecer o mercado interno regional.
          Cabe ressaltar que no Diário Oficial da Federação foi formalizado o esquema de Sistemas Portuários e Costeiros Intermodais (SIPCOS), que buscará integrar soluções comuns na relação porto-cidade. Além disso, o projeto Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD), que busca impulsionar as estradas marítimas como alternativa ao transporte terrestre, foi oficializado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário