O Ministério
da Infraestrutura (Minfra) aprovou o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento
(PDZ) do Porto de Santos, que permitirá a modernização do complexo por meio de
planejamento estratégico da ocupação de áreas públicas pelos próximos 20 anos.
O plano aumentará a capacidade do porto em aproximadamente 50% até 2040,
atingindo 240,6 milhões de toneladas.
O instrumento foi desenvolvido em
2019 pela Autoridade Portuária de Santos (SPA), com base em diretrizes para
eficiência operacional e integração porto-cidade. A nova PDZ atualiza a versão
de 2006 para fornecer um fluxo eficiente de carga identificado no Plano
Diretor.
Em relação à eficiência operacional,
o plano prevê a mobilização de 100% da carga na região de influência do porto,
a consolidação de áreas para o agrupamento de cargas e o aumento da
participação do modal ferroviário. Em relação à integração com a cidade, inclui
soluções para a interferência do acesso ferroviário e o destino do píer de
Valongo para a movimentação de passageiros em navios de cruzeiro.
Enquanto isso, as instalações de
contêineres terão um dos maiores crescimentos de capacidade entre todas as
cargas, com um aumento de 64%, de 5,4 milhões de TEUs para 8,7 milhões de TEUs,
com um novo terminal dedicado na região de Saboó. Da mesma forma, haverá um
aumento na oferta de todos os tipos de carga até 2040. Entre eles estão:
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