quinta-feira, 9 de julho de 2020

Portos podem liderar transição energética na Europa


          A energia renovável pode representar pelo menos 70% da geração total de eletricidade, em comparação com os atuais 5%, indica as conclusões do novo estudo da DNV-GL sobre portos: "Portos verdes para a Europa - 10 transições para converter portos em centros de descarbonização ". O estudo revela que a implantação esperada de energia eólica offshore e as medidas de reforço da rede necessárias para fazer sua conexão levarão a uma posição vantajosa para os grandes portos industriais como centro de geração de energia renovável.
          O relatório, realizado com contribuições da Eurelectric, a associação setorial da indústria elétrica européia, também revela que, apesar de a produção industrial aumentar quase 60% e o desempenho da carga crescer 30% até 2050, as medidas a eficiência energética e a eletrificação poderiam mais do que compensar o crescimento das atividades portuárias, tanto no uso de energia quanto nas emissões de CO2. Além disso, a intensidade de carbono para uso de energia nos portos será reduzida quase pela metade.
          No entanto, para que isso se torne realidade, será necessário realizar "10 Transições Verdes" dentro e ao redor dos portos. São eles: Eletrificação das atividades relacionadas aos portos; Mudança de combustível para transporte marítimo; Eletrificação da indústria; Integração de energia eólica offshore; Integração do sistema energético; Hidrogênio como matéria-prima e vetor de energia; Eliminação de usinas movidas a combustível fóssil; captura e armazenamento de carbono; Novos regulamentos; Economia circular de base biológica;
          O relatório também analisou os menores portos de transporte [de acordo com a DNV GL, aqueles que representam um décimo do tamanho do porto industrial grande ou médio e representam o tamanho médio de um porto marítimo na Europa]. As descobertas mostram que, sem o "Transições Verdes", o uso de energia no porto e as emissões de CO2 aumentarão significativamente, mas que medidas de eficiência e eletrificação poderiam reduzir o consumo total de energia em mais da metade. O uso de eletricidade aumentará quase cinco vezes e, em termos absolutos, a eletricidade estará quase no mesmo nível do consumo de combustível.


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