A energia
renovável pode representar pelo menos 70% da geração total de eletricidade, em
comparação com os atuais 5%, indica as conclusões do novo estudo da DNV-GL
sobre portos: "Portos verdes para a Europa - 10 transições para converter
portos em centros de descarbonização ". O estudo revela que a implantação
esperada de energia eólica offshore e as medidas de reforço da rede necessárias
para fazer sua conexão levarão a uma posição vantajosa para os grandes portos
industriais como centro de geração de energia renovável.
O relatório, realizado com
contribuições da Eurelectric, a associação setorial da indústria elétrica
européia, também revela que, apesar de a produção industrial aumentar quase 60%
e o desempenho da carga crescer 30% até 2050, as medidas a eficiência energética
e a eletrificação poderiam mais do que compensar o crescimento das atividades
portuárias, tanto no uso de energia quanto nas emissões de CO2. Além disso, a
intensidade de carbono para uso de energia nos portos será reduzida quase pela
metade.
No entanto, para que isso se torne
realidade, será necessário realizar "10 Transições Verdes" dentro e
ao redor dos portos. São eles: Eletrificação das atividades relacionadas aos
portos; Mudança de combustível para transporte marítimo; Eletrificação da
indústria; Integração de energia eólica offshore; Integração do sistema
energético; Hidrogênio como matéria-prima e vetor de energia; Eliminação de
usinas movidas a combustível fóssil; captura e armazenamento de carbono; Novos
regulamentos; Economia circular de base biológica;
O relatório também analisou os
menores portos de transporte [de acordo com a DNV GL, aqueles que representam
um décimo do tamanho do porto industrial grande ou médio e representam o
tamanho médio de um porto marítimo na Europa]. As descobertas mostram que, sem
o "Transições Verdes", o uso de energia no porto e as emissões de CO2
aumentarão significativamente, mas que medidas de eficiência e eletrificação
poderiam reduzir o consumo total de energia em mais da metade. O uso de eletricidade
aumentará quase cinco vezes e, em termos absolutos, a eletricidade estará quase
no mesmo nível do consumo de combustível.
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