A partir
desta segunda-feira (27), a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que
administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis,
passa a utilizar o Sistema Eletrônico de Informação – SEI Multiórgãos,
plataforma digital do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Os empregados da
companhia estão sendo capacitados em um curso da Escola Nacional de
Administração Pública (Enap), por meio da Escola Virtual. Também receberão todo
apoio interno para conhecerem as funcionalidades do sistema e aprenderem a
utilizar a ferramenta, usufruindo dos seus benefícios no dia a dia de trabalho.
Com o SEI, as empresas vinculadas
podem compartilhar uma base de dados única. Assim, será possível para a CDRJ
consultar, assinar e tramitar documentos eletrônicos internamente e entre o
ministério e as demais entidades cadastradas no novo sistema digital,
modernizando os atuais procedimentos.
O processo de migração da
documentação digital do sistema SIED, antes utilizado pela companhia, para o
SEI Multiórgãos, está acontecendo de forma gradual. Após a realização dos
testes de acesso e homologações técnicas e documentais, que teve o apoio do
Ministério da Infraestrutura (MInfra) para que se pudesse fazer os ajustes
necessários, os documentos passarão a ser criados dentro do ambiente do SEI.
Segundo o diretor de Relações com o
Mercado e Planejamento, Jean Paulo de Castro Silva, o fato de a empresa já
contar com 100% de sua tramitação documental de forma digital no antigo
sistema, facilitou o processo. “Conseguimos lograr êxito nessa etapa, que
possibilitou a continuidade do trâmite dos processos com o teletrabalho. Com
isso, já internalizamos a lógica da documentação digital e a migração para o
SEI não terá os mesmos problemas de mudança na cultura do físico para o
digital, que ocorreram com a implantação do SIED”, explicou.
O MInfra iniciou a inclusão das
empresas vinculadas à base única Multiórgãos do SEI em abril. A decisão,
alinhada aos objetivos estratégicos da pasta, tem finalidade de identificar e
integrar os fluxos de informação de forma eficiente e em ambiente tecnológico
adequado.
O SEI é um sistema cedido
gratuitamente para instituições públicas, que permite realizar a gestão de
documentos e de processos eletrônicos em ambiente virtual, com funcionalidades
adequadas ao Processo Eletrônico Nacional (PEN) e a outras demandas da
administração pública. A parceria entre instituições engajadas e o trabalho de
um quadro técnico interdisciplinar permitem a atualização contínua do sistema,
integrando funções mais dinâmicas e oferecendo as garantias necessárias de
rastreabilidade, autenticidade e confiabilidade da informação gerada e
tramitada no SEI.
A adesão ao SEI traz outros
benefícios, como a redução de custos financeiros e operacionais — já que
interfere nos gastos com papel, impressão e transporte — além de proporcionar
maior transparência e agilidade nos trâmites processuais. Por meio do SEI
Multiórgãos, a tramitação dos processos acontece de forma direta, imediata e
segura. A ferramenta permite o compartilhamento dos processos na íntegra, sem a
necessidade de outros mecanismos de envio ou entrega, resultando em mais
segurança no registro das informações.
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