A Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no âmbito do Brazilian Footwear,
programa de apoio às exportações de calçados, apresentam, no próximo dia 16 de
julho, o Estudo do Mercado Chinês de Calçados. Realizado pela Apex-Brasil, o
estudo traz dados, projeções e oportunidades do mercado naquele país. A
apresentação ocorrerá na forma digital, a partir das 14 horas, e será conduzida
por Pedro Netto, analista da gerência de Inteligência de Mercado da Agência,
com participação da coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados,
Priscila Linck.
Considerado o maior mercado consumidor de calçados do planeta, a China
movimenta mais de US$ 62 bilhões em vendas somente no setor, com um crescimento
anual estimado em mais de 3% nos últimos anos. “A Apex-Brasil dispõe de uma
área de Inteligência de Mercado que realiza diversos estudos, utilizando bases
de dados amplas e qualificadas e mapeando oportunidades de negócios para vários
produtos e em diversos mercados. No caso deste estudo sobre oportunidades para
calçados brasileiros na China, identificamos os principais desafios e
oportunidades, passando por temas como o aumento da demanda por calçados com
design, tecnologia e sustentabilidade e a relevância do comércio eletrônico”,
comenta Pedro Netto.
A grande oportunidade está no comércio eletrônico, que já responde por uma
fatia de mais de 30% do total gerado com vendas de calçados no país. Segundo
Priscila, neste contexto, o cross-border
e-commerce tem se tornado cada vez mais relevante, atendendo a crescente
demanda dos consumidores por produtos importados. “E, como em todo mundo, esta
modalidade foi ainda mais impulsionada durante a pandemia do novo coronavírus e
as restrições das vendas físicas”, comenta a coordenadora.
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