quarta-feira, 1 de julho de 2020

Ministro assina redefinição da poligonal do Porto de Santos


          O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou a redefinição da poligonal do Porto de Santos (SP), medida que define os limites jurisdicionais e atende aos critérios estabelecidos pela Lei dos Portos.
          A medida dá segurança jurídica a acordos e concessões e garante a previsibilidade de investimentos a longo prazo. No total, foram definidos os polígonos de 32 dos 37 portos organizados existentes desde a promulgação da lei. Além disso, abre caminho para a aprovação do novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), que prevê a concessão de áreas até então fora da jurisdição da Autoridade Portuária.
          "Após 18 anos, a nova travessia estabelece um marco para a modernização do Porto de Santos, permitindo que o planejamento de longo prazo seja realizado de acordo com as diretrizes do Minfra para tornar o porto mais racional e eficiente. É outro passo importante no processo. que antecede a privatização do principal porto do país, um dos principais projetos do programa de concessões do governo do presidente Jair Bolsonaro ", afirmou o ministro.
          A nova área do Porto de Santos traz diversas novidades em relação à antiga delimitação da jurisdição portuária. A definição principal é a delimitação clara da área portuária organizada, através de 79 polígonos precisamente identificados, o que garantirá que o porto e a comunidade portuária saibam exatamente onde começa e termina a competição da autoridade portuária.
          Dessa forma, será garantida a segurança jurídica do próprio porto, dos municípios, dos órgãos e entidades da administração pública e da sociedade em geral na execução de seus projetos e atividades e no exercício de suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário