sexta-feira, 31 de julho de 2020

Portos públicos movimentam 6,6% a mais de cargas no primeiro semestre de 2020


          A carga mobilizada pelos portos públicos do Brasil no primeiro semestre de 2020 atingiu 168,8 milhões de toneladas, o que implicou um crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2019, quando 158,4 foram atingidos. milhões de toneladas.
          Os dados foram obtidos de uma pesquisa realizada pelo Ministério de Infraestrutura a oito autoridades portuárias, que concentram cerca de 80% dos contratos de licitação nos portos nacionais.
          Mesmo durante a crise de saúde causada pelo coronavírus (Covid-19), cinco autoridades portuárias viram um aumento na carga mobilizada. Primeiro, a Companhia Docas do Pará, com um crescimento de 6,5%. É seguido pelo Porto de Suape, com um aumento de 16,7%; Portos do Paraná, com aumento de 12,6%; a Autoridade Portuária de Santos, com aumento de 12%; e Emap, com variação positiva de 5,1%.
          Entre as cargas mobilizadas, destacam-se o volume movimentado no Porto de Suape, com aumento de 28,5%; a movimentação de granéis líquidos no Porto de Suape, que registrou um aumento de 22,1%; e a carga geral no porto do Paraná, com aumento de 9,4%.
          O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que "os números mostram que, mesmo com a pandemia, o setor portuário continua funcionando bem e cumpre sua função de disponibilizar seus produtos para outros países, colaborando com a balança comercial brasileira. É importante" salientar que o cenário geral ainda é de crescimento e resistência ".
          Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (ANTAQ), até maio de 2020, o setor portuário, em geral, mobilizou 436 milhões de toneladas, um aumento de 3,98% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados incluem portas públicas e terminais de uso privado (TUP). A mobilização de granéis líquidos e gasosos impactou os números, com aumento de 16,5% no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário