Saídas graduais das operações também
foram vistas em outras partes da região. A TAME interrompeu sua atividade no
Equador e a InterJet reduziu suas operações no México. O vice-presidente da
Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para as Américas, Peter
Cerda, disse que se "essa tendência continuar, a conectividade na região
será afetada (...) Menos conectividade implica menos alternativas e menos
alternativas". significa preços mais altos ".
Analistas do setor garantem que,
diante desse cenário, todas as companhias aéreas da América Latina correm o
risco de desaparecer. As duas empresas dominantes, LATAM e Avianca, entraram
com pedido de proteção contra falência nos Estados Unidos, enquanto auditores
da Gol do Brasil buscam maneiras de incluir um aviso formal em suas
demonstrações financeiras para incorporar a ameaça de desaparecimento. Enquanto
isso, a Azul e a Aeroméxico contrataram consultores para ajudá-los nos planos
de reestruturação. Embora a Copa Holdings do Panamá não tenha operado voos
desde o final de março.
A JetSMART, com sede no Chile, é uma
companhia aérea que pode se beneficiar da situação, já que considera entrar no
mercado local brasileiro. Sua expansão é apoiada pela Indigo Partners, que
também tem participação na Frontier, Wizz Air e Volaris no México. Deve-se
notar que o fundador da Indigo Partners, Bill Franke, comentou que está
avaliando a possibilidade de ajudar no refinanciamento da Avianca, o que
poderia aproximar o JetSMART e manter o mercado colombiano a salvo da concorrência.
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